Andrii Borodenkov se reuniu com o prefeito de Mallet, Paraná, cidade com a maior comunidade do país
Uma delegação liderada por Prefeito da cidade de Mallet, Pedro Kowalczyk, visitou, no dia 16, em Brasília, a Embaixada da Ucrânia no Brasil. Em nome do Embaixador da Ucrânia no Brasil, Andrii Melnyk, a delegação foi recebida pelo Conselheiro da Embaixada, Andrii Borodenkov, e pelo Primeiro Secretário para Assuntos Políticos, Oskar Slushchenko.
Foi em Mallet que os primeiros ucranianos se estabeleceram no Brasil, há 134 anos. Por isso, em Mallet foi construída a mais antiga igreja ucraniana do Brasil, a Igreja de São Miguel Arcanjo, que ocupa um lugar especial na geografia da diáspora local.
Representantes da cidade de Mallet, localizada no estado mais ucraniano do Brasil, o Paraná, onde vivem 90% dos mais de 1 milhão de brasileiros de origem ucraniana, destacaram o papel importante do conjunto folclórico “Spomen” na vida pública da comunidade. Eles convidaram representantes da Embaixada da Ucrânia no Brasil, para o 31º Festival Nacional de Danças Folclóricas Ucranianas, que será realizado em Mallet em novembro.
Secretário de Relações Institucionais e Governamentais da Câmara Municipal de Mallet, Sr. Cláudio Kaminski, falou sobre uma das maiores empresas de celulose do Brasil – a Softys Sepac, que atua na cidade de Mallet. Juntamente com a prefeitura, esta empresa está se esforçando para preservar o meio ambiente.
Durante o encontro, também foram apresentados projetos para produção de biofertilizantes e um memorando de cooperação em pesquisa com o Instituto Tecnológico do Paraná. A Embaixada da Ucrânia no Brasil facilitará o estabelecimento de parcerias com universidades ucranianas interessadas nos projetos mencionados.
A iniciativa do Embaixador Andrii Melnyk de estabelecer relações de irmandade entre a cidade de Mallet e a cidade de Zolochiv (na região de Lviv) também foi apoiada.
O lado brasileiro também manifestou apoio à proposta do Conselheiro Andrii Melnyk de promover a implementação de um projeto-piloto de estudo da língua ucraniana em uma das escolas do município de Mallet. Representantes da prefeitura propuseram considerar a possibilidade de revitalizar o prédio da União Instrucional Agrária, onde foi inaugurada a filial local da Sociedade dos Ucranianos no Brasil há mais de 100 anos, como um Centro Cultural Ucraniano.
No final da reunião, Pedro Kowalczyk, convidou Melnyk, e a equipe da embaixada para participar do Festival Kiwi anual, que acontecerá de 2 a 4 de maio. A cidade de Mallet tem o título honorário de “Capital Kiwi”.
A delegação de Mallet incluiu o Secretário de Relações Institucionais e Governamentais da Câmara Municipal de Mallet, Sr. Cláudio Kaminski, o diretor parlamentar da Câmara Municipal, Vilmar de Paula, representante do setor energético da cidade, Roberto Carvalho Rodrigues.
Fonte: Embaixada da Ucrânia