As oportunidades bilaterais por meio do esporte foi o objetivo do encontro
Uma comitiva de alto nível da África do Sul esteve, no dia 12, na Federação de Futebol do Rio de Janeiro, onde foram recebidos pelo Presidente da Federação, Rubens Lopes. O estado é o lar de quatro clubes de futebol de grande sucesso, com dezenas de milhões de torcedores. O encontro discutiu oportunidades de estreitar os laços entre Brasil e África do Sul por meio do futebol. Após o encontro, a comitiva fez uma visita guiada à sede da Federação.
À mesa, durante quase duas horas de conversa, Rubens Lopes exaltou o poderio do futebol carioca, a potência nacional que é com quatro clubes com milhões de torcedores e títulos, e reforçou que as portas estão abertas para o intercâmbio. Após a reunião, a comitiva fez um tour guiado pela sede da Federação. “É com imensa satisfação que recebemos a comitiva sul-africana. Poder exibir o futebol do Rio e abrir fronteiras nos engrandece ainda mais”. disse o presidente Rubens Lopes.
A África do Sul está interessada em receber o Mundial de Clubes de 2021, que deve ser realizado em dezembro deste ano. Após a desistência do Japão, o presidente da Associação Sul-Africana de Futebol, Danny Jordan, declarou à agência de notícias “AP” que vai oficializar sua proposta à Fifa.
A delegação incluiu: o Embaixador da África do Sul no Brasil, Vusi Mavimbela; Bennett Bailey, vice-presidente da Federação Sul-Africana de Futebol; Bridgette Motsepe, Embaixadora do Parlamento Pan-Africano para Empreendedorismo Feminino e Desenvolvimento Econômico na África; Antonio Wadee (CEO da King of Africa Sports); Sr. Tichaona Mawoni (Diretor do King of Africa Sports); Sr. Antonio Barradas (Diretor da King of Africa Sports). Sr. Mathethe, presidente do Africa Football Legends; e Marcelo Sander, agente da FIFA.
Fonte: Agência FERJ