O cônsul de Comércio e Investimentos da embaixada do Paquistão, Waqas Alam, realiza, nos dias 6 e 7, degustação das tâmaras paquistanesas. Existe mais de 300 espécies de tâmaras cultivadas no Paquistão, a fruta é a terceira maior safra de horticultura do Paquistão.
O Paquistão é o único país do Sul da Ásia que cultiva tâmaras em escala comercial. Os paquistaneses produzem uma grande variedade da fruta durante todo o ano. A temporada de colheita começa em julho e vai até setembro. A produção de Tâmaras ocupa o terceiro lugar em frutas e o mesmo é o caso das exportações.
As tâmaras do Paquistão são exportadas de duas formas como fruta fresca ou seca. Os principais mercados de exportação são Reino Unido, EUA, Alemanha, Turquia, Emirados Árabes Unidos, Nepal, Índia, Bangladesh, Cingapura, Omã e Tailândia. As frutas têm uma enorme demanda do mercado nacional e internacional.
O Paquistão está atualmente classificado na sexta posição na produção de tâmaras, na quinta posição por área e na oitava posição em exportações da fruta no mundo, com 3,6% de participação no mercado mundial em 2019. A ideia do governo daquele país é ganhar mais posição melhorando as práticas de manejo agrícola e também de ampliando sua comercialização pelo mundo.