Embaixador Bader Alhelaibi participa de homenagem ao seu país
O Plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília, sediou, nesta terça-feira (19), a Sessão Solene em Homenagem ao Dia Nacional do Bahrein. A data marca a fundação do Estado Moderno do Bahrein durante a era do fundador Ahmad Al-Fatih, como um estado árabe muçulmano em 1783, e em memória ao aniversário da ascensão de Sua Majestade o Rei, ao trono, que ocorre em 16 de dezembro de cada ano. Vários embaixadores de países árabes e deputados que fazem parte do Grupo Parlamentar de Amizade Brasil-Bahrein também estiveram presentes na homenagem, assim como representantes da imprensa.
De acordo com o embaixador do Reino do Bahrein no Brasil, o país alcançou muitos sucessos nos últimos anos em todas as áreas: políticas, econômicas, sociais, culturais e esportivas. Isso ocorreu sob a liderança sábia e inspiradora de Sua Majestade o Rei, que tem impulsionado reformas e progresso contínuo. Testemunhamos realizações significativas e conquistas em todos os setores e o crescimento das relações bilaterais.
“As relações entre Bahrein e Brasil têm crescido notavelmente nos últimos cinco anos, com o Brasil sendo o terceiro maior parceiro comercial do Bahrein. As trocas comerciais entre ambos alcançaram cifras inéditas recentemente”, disse o embaixador. Gostaria também de enfatizar o papel de liderança de Sua Majestade, o Rei, que Deus o guarde, como um defensor da paz, tanto em meu país, o Reino do Bahrain, ao adotar uma abordagem de diversidade e tolerância religiosa, quanto fora, ao apoiar amplamente os esforços internacionais para promover a paz e a prosperidade no mundo, em seu discurso.
O diplomata elogiou o papel desempenhado pelo Poder Legislativo Brasileiro em promover a diplomacia parlamentar, que é atualmente uma das pedras angulares da diplomacia moderna, o que contribui para fomentar, ainda mais, as relações bilaterais entre o Reino do Bahrein e a República Federativa do Brasil.
Alhelaibi ao Deputados Federais Eduardo Bolsonaro, Presidente do Grupo Parlamentar Brasil-Bahrein na câmara dos deputados, pela liderança destacada no desenvolvimento das relações bilaterais, ao Deputado Federal Paulo Bilynskyj e sua equipe por organizar este evento neste respeitável parlamento. E também o Senhor Paulo Guedes, coordenador do grupo, pelo papel crucial que desempenha.
Ao final o embaixador agradeceu aos membros do grupo, e estou ansioso pela visita de Vossas Excelências ao Reino do Bahrein no início do próximo ano, quando teremos a oportunidade de realizar a primeira reunião com os membros do parlamento do Bahrein. Será uma oportunidade para conhecerem o renascimento cultural e a atmosfera de tolerância e coexistência pacífica entre todas as religiões e comunidades em nossa Pérola do Golfo, o Reino do Bahrein. “politicamente, realizamos quatro reuniões de consultas políticas nos últimos cinco anos, refletindo o compromisso mútuo de fortalecer os laços de amizade e parceria estratégica em conformidade com as orientações de nossos líderes”.
Conflito – Bader Alhelaibi enfatizou ainda em sua fala no plenário o papel de liderança de Sua Majestade, o Rei, que Deus o guarde, como um defensor da paz, tanto em meu país, o Reino do Bahrein, ao adotar uma abordagem de diversidade e tolerância religiosa, quanto fora, ao apoiar amplamente os esforços internacionais para promover a paz e a prosperidade no mundo.” De dentro deste venerável congresso, gostaria de afirmar que o Reino do Bahrain apoia a solução de dois estados para alcançar a paz no Oriente Médio, encerrando todos os conflitos existentes, permitindo que todos desfrutem de estabilidade e prosperidade, longe de guerras e conflitos”, discursou Alhelaibi .
A Data Nacional do Bahrein é celebrada oficialmente em 16 de dezembro. Ela marca, ao mesmo tempo, o estabelecimento do Estado do Bahrein como país árabe e muçulmano, fundado por Ahmed Al-Fateh, em 1783; a entrada da nação na ONU; e ascensão ao trono de Isa Bin Salman Al Khalifa, pai do atual regente Hamad Bin Isa Al Khalifa.