Neste 30 de julho de 2021, o Reino de Marrocos está celebrando a sua Data Nacional, o vigésimo segundo aniversário da Ascensão ao trono de Sua Majestade o Rei Mohammed VI.
É um evento de grande significado para o meu país, que celebra assim uma das suas tradições mais ancestrais, porque simboliza o pacto de lealdade eterna entre a monarquia e a nação, e ressalta a perenidade das instituições da monarquia marroquina.
O Reino de Marrocos, como todos os países do mundo, tem sido afetado pela pandemia Covid-19 e decretou, desde o mês de março de 2020, o estado de emergência sanitária
Deste janeiro deste ano, o país iniciou uma ampla campanha da vacinação que permitiu a vacinação até hoje de mais de 22 milhões de pessoas, (sendo) 10 milhões com as duas injeções, para uma população de 35 milhões de pessoas.
No mesmo sentido, Sua Majestade o Rei Mohammed VI lançou, em julho de 2021, o projeto de fabricar no Marrocos a vacina anti-Covid19, o que permitirá ao Marrocos de dispor de uma capacidade industrial e biotecnológica, dedicada à fabricação de 5 milhões de doses de vacina Covid19 por mês.
Também, no âmbito da solidariedade internacional, o Rei Mohammed VI ordenou, em junho de 2020, o envio de uma ajuda humanitária de emergência para 15 países africanos e em abril e em julho de 2021, para Líbano e Tunísia respectivamente.
Dito isso, o país aprendeu muitas lições dessa pandemia. Nesse sentido, se decidiu a implementação de várias medidas de grande porte, em particular a generalização da cobertura sanitária para toda a população e o lançamento de um novo modelo de desenvolvimento, baseado principalmente na economia descarbonizada, na transformação digital e na economia social e solidaria.
Essa nova dinâmica vai sustentar as grandes realizações que o Marrocos vem alcançando nos últimos anos, como a indústria automobilística, aeronáutica e a conectividade logística e as energias renováveis.
O Reino de Marrocos está plenamente satisfeito com a evolução positiva de suas relações com a República Federativa do Brasil, correspondendo assim à visão de Sua Majestade o Rei Mohammed VI de construir uma parceria confiante, multifacetada e mutuamente benéfica com essa grande nação, o Brasil.
Tal evolução condiz, igualmente e muito oportunamente, com a visão de Sua Excelência o Presidente de erguer o Marrocos como parceiro estratégico do Brasil.
tal dinâmica virtuosa se baseia nos valores da democracia, da liberdade e da abertura que os dois países compartilham, como na coordenação exemplar dentro dos fóruns multilaterais, assim como no apreço mutuo que nossos dois países tem um para o outro.
Nesse espírito, a Embaixada do Reino de Marrocos em Brasília teve o prazer de homenagear, em março de 2021, a Primeira Dama do Brasil, Senhora Michelle Bolsonaro, pelo grande trabalho beneficente que ela vem promovendo em frente do programa ” Brasil, Pátria Voluntaria”.
Essa dinâmica resultou na assinatura de vários acordos e convênios desde 2019, abrangendo a Defesa; a segurança e o contraterrorismo; a facilitação do investimento; a assistência aduaneira;; a logística marítima; o treinamento profissional; a pesquisa agronômica…
Como resultado direto reforço do marco jurídico, o comércio bilateral atingiu, apesar da crise sanitária, no primeiro semestre deste ano um volume global de 800 milhões de dólares.
Para concluir, o Marrocos e o Brasil têm todo o potencial para erguer uma parceria estratégica articulada na segurança alimentar, na logística marítima e no desenvolvimento sustentável. Uma parceria pioneira que tornará o Atlântico Sul como um espaço geopolítico integrado e sustentável.
Nabil Adghoghi é embaixador do Reino do Marrocos em Brasília