Queridos amigos,
Gostaria de dar as boas vindas a todos na nossa recepção dedicada ao Dia da República – dia da independência da República do Azerbaijão. Este ano, comemoramos o 103º aniversário da Independência do Azerbaijão.
No dia 28 de maio de 1918, a República Democrática do Azerbaijão, a primeira democracia secular do mundo muçulmana foi proclamada.
Em 1991, após o colapso da União Soviética, o Azerbaijão restaurou sua independência e imediatamente enfrentou muitos desafios externos e internos, mas devido à visão estratégica e a sábia política de Heydar Aliyev, líder nacional do Azerbaijão, o país conseguiu superar esses desafios e alcançar estabilidade e prosperidade.
Hoje, o Azerbaijão, sob a liderança do Presidente Ilham Aliyev, tornou-se um dos países mais estáveis politicamente e economicamente da região e do mundo. Por meio das obras de energia transregionais, transporte, infraestrutura logística e muitos outros projetos, o Azerbaijão tornou-se um líder regional e agora representa mais da metade do PIB da região do Sul do Caucaso.
Localizado no cruzamento de culturas e civilizações, o Azerbaijão, cujo território fazia parte da antiga Rota da Seda, abriga hoje uma sociedade moderna e secular que se orgulha de sua diversidade.
Falando sobre o principal desafio que o Azerbaijão tem enfrentado desde a restauração de sua independência em 1991, precisamos afirmar que a agressão militar da República da Armênia e a ocupação de 20% das terras do Azerbaijão foram encerradas em 2020, depois de 44 dias de guerra. No dia 10 de novembro de 2020, os líderes do Azerbaijão, da Rússia e da Armênia assinaram uma declaração de adesão que pôs fim a este conflito. O Azerbaijão libertou suas terras e restaurou a soberania sobre suas fronteiras reconhecidas internacionalmente. Agora, o governo do Azerbaijão está concentrado na reabilitação dessas terras, restaurando as comunicações na região, o retorno dos refugiados às suas casas e medidas de consolidação da paz.
Hoje, o Azerbaijão tem, e sempre teve, uma política externa independente, equilibrada e multidimensional. Nosso país provou ser um parceiro confiável na cooperação em níveis globais, regionais e sub-regionais. O Azerbaijão atribui grande importância ao desenvolvimento em grande escala das relações com o Brasil.
É importante mencionar que em 2017, pela primeira vez em nossas relações bilaterais, o Ministro das Relações Exteriores da República Federativa do Brasil fez uma visita oficial ao Azerbaijão, e em maio de 2019, o Presidente do Congresso Nacional senhor Rodrigo Maia realizou uma a segunda visita oficial ao Azerbaijão, ele foi premiado com a medalha do Parlamento do Azerbaijão por sua dedicação ao desenvolvimento e fortalecimento das relações entre nossos países. Várias visitas bilaterais em diferentes níveis foram implementadas antes da pandemia global que forçou a limitar nossas comunicações e passar para o mundo virtual, mas temos vários planos para o futuro!
O Azerbaijão e o Brasil desfrutam de excelentes relações e nos últimos anos desenvolvemos uma dinâmica positiva por meio do diálogo político, o crescente volume de comércio, visitas oficiais e de trabalho e intercâmbios interparlamentares nas áreas da cultura, juventude, educação e esporte.
Tenho certeza de que o Azerbaijão e o Brasil irão ter mais oportunidades de aprofundar as relações com esforços conjuntos, os laços entre os dois países serão ainda mais estreitos nos próximos anos.
Da mesma forma que no ano passado, devido à pandemia Covid-19, nossa embaixada decidiu comemorar esta data importante por meio de uma série de eventos de caridade com o objetivo de apoiar a parte vulnerável da população local.
Dentre tais eventos podemos citar doação de 800 máscaras para os alunos e professores da Escola Municipal Azerbaijão, no Rio de Janeiro, que leva o nome do país, 100 cestas básicas para a entidade filantrópica Associação Jovens do Futuro em São Paulo e apoio aos moradores das Travessa do Azerbaijão em São Paulo.
Neste momento difícil para o mundo inteiro, comprometemo-nos com as atividades que trarão benefícios às pessoas mais afetadas e queremos expressar a nossa profunda gratidão a todos e a todos que aderiram à nossa alegria e enviaram os seus cumprimentos em ligação com a celebração da República Dia do Azerbaijão! Muito obrigado!!