A Festa Nacional da Espanha ou Dia da Hispanidade foi comemorado com muita alegria e animação, no último dia 11 de outubro, na sede diplomática em Brasília. A embaixadora Maria Fernandez, em seu discurso, afirmou que seu país é referência mundial em diversos campos, sendo um dos principais destinos turísticos mundial, a quarta maior economia da União Europeia e destaque global no âmbito educacional com universidades de prestígio que recebem intercambistas do mundo todo. Enormes paellas atraíram filas de convidados querendo degustá-la. A Dança Flamenca foi a atração cultural do evento.
A falar sobre à amizade bilaterais, a embaixadora Fernández-Palácios lembrou que a relação entre Espanha e Brasil é muito próxima desde o momento da independência brasileira. “A profundidade de nosso relacionamento se deve a diversidade e pluralidade nas trocas entre nossos países”, afirmou.
Fernández-Palácios recordou ainda que, no passado, o Brasil acolheu centenas de imigrantes espanhóis, fazendo com que os laços entre as duas nações se fortificassem ainda mais, contribuindo também para a fusão de duas culturas em um só povo. Segundo ela, “o Brasil é um país prioritário para a Espanha”.
A embaixadora destacou que Espanha e Brasil são parceiros estratégicos que usufruem de vários acordos e tratados nos setores de transporte aéreo, cultura, migração, vistos, tributação, energia nuclear para fins pacíficos, extradição, cooperação no combate ao crime organizado e defesa.
As relações bilaterais entre as duas nações, de acordo com Fernández-Palácios, são realçadas também na forte presença de empresas espanholas que investem no mercado brasileiro, no intercâmbio comercial e interesse mútuo pela cultura e idioma de ambos os países.
A Festa Nacional de Espanha ou Dia da Hispanidade é celebrado anualmente em 12 de outubro. Este dia foi escolhido por coincidir com a data de descoberta da América («Novo Mundo») pelo navegador Cristóvão Colombo, a 12 de outubro de 1492.