Espetáculo da companhia de dança belga Irene-K nos jardins da residência oficial da Bélgica fechou o evento que celebrou o idioma alemão
Raquel Pires
Com o objetivo de despertar cada vez mais o interesse dos brasileiros pelo idioma alemão, as Embaixadas da Alemanha, Áustria, Bélgica, Luxemburgo e Suíça – em cooperação com seus consulados e parceiros culturais no Brasil – organizaram a 4ª edição da Semana da Língua Alemã, realizada em todo o Brasil de 05 à 14 de abril.
A iniciativa realizou mais de 800 eventos em todo o Brasil, incluindo exibição de filmes, aulas demonstrativas de alemão, workshops, atividades para crianças e apresentações musicais. O encerramento desse grande evento ocorreu na segunda-feira (15), na residência oficial da Bélgica, na qual uma companhia de dança contemporânea da Bélgica, Irene-K, se apresentou.
O embaixador da Alemanha, Georg Witschel frisou que na 4º semana da língua alemã, os eventos ocorreram no Brasil inteiro e que o alemão também é presente em países menores. “Fizemos 800 eventos em 74 cidades, então foi um sucesso. Nós falamos sobre o alemão e também temos comunidades menores que falam alemão. Suíça, Áustria e a Alemanha são comunidades maiores, mas o importante são eles [pequenos] que falam um alemão próprio e simples”, pontuou.
O embaixador da Bélgica, Patrick Herman também discursou no evento e falando em grande parte em alemão, lembrou de suas raízes, que também te influencia alemã. “Meu apego ao idioma alemão não vem só das minhas experiências, mas também da minha descendência de algumas regiões alemãs que migraram para Amsterdam para comercializar café”, relembrou. O embaixador declarou que após Amsterdam, parte de sua família também veio para o Brasil, nos estados do Rio de Janeiro, Santos e Florianópolis, onde o avô do diplomata viveu por muitos anos.