Importações de adubos cresceram 19% em fevereiro e produção nacional também avançou. Associação do setor informa que há demanda maior pelo produto.
Uma demanda maior por fertilizantes no Brasil foi apontada pela Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda) como causa dos movimentos positivos do mercado. Em fevereiro houve alta de 17,7% nas entregas gerais do produto no País, crescimento de 1,6% na produção nacional de adubos e também avanço de 19% na importação em relação ao mesmo mês do ano passado.
O mercado brasileiro recebeu 3,38 milhões de toneladas de fertilizantes, com produção local de 510 mil toneladas e importações de três milhões de toneladas. Apesar de comprar o produto no exterior, o Brasil também exporta adubos, mas em volume pequeno.
No acumulado deste ano, janeiro e fevereiro, o movimento também é de alta em relação aos primeiros dois meses do ano passado, com entregas de 7,07 milhões de toneladas, representando um crescimento de 7,7% na comparação anual, produção nacional de 1,15 milhão de toneladas, um avanço de 12%, e importações de seis milhões de toneladas, com crescimento de 10,1%.
Estados consumidores
O maior consumo do País ocorre no estado do Mato Grosso, onde ocorreram as entregas mais expressivas no primeiro bimestre: 1,91 milhão de toneladas. O Paraná foi o segundo maior consumidor, seguido por Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Bahia e Rio Grande do Sul.
Fonte: ANBA