Até o momento, o país registra 3.163 casos confirmados e 120 falecidos em todo o território. A cidade de Guayaquil, onde se concentram 75% dos casos da doença no país, teve problemas com o repentino aumento do número de pessoas falecidas, mas que já foram resolvidos e não correspondem às imagens difundidas.
A Força Tarefa Conjunta, criada pelo governo para a retirada de corpos de hospitais e domicílios, está atuando para cumprir o Protocolo, estabelecido desde o início pelo governo, que determina o enterro individual e digno a todos os falecidos.
Infelizmente, aproveitando-se deste difícil momento que enfrentamos, notícias falsas constituem campanhas articuladas de diferentes coletivos digitais. A plataforma Código Vidrio, que realiza um trabalho jornalístico contra as fakenews, identificou inúmeros grupos com distintas orientações políticas e ideológicas, mas todos com o objetivo comum de gerar pânico, desestabilizar o governo e criar o caos social.
Muitos grupos se encontram fora do Equador e, ao desinformar e tentar colocar a população contra as medidas adotadas pelo governo para enfrentar a crise humanitária provocada pela pandemia do novo corona vírus, a distancia, põem em risco a vida e saúde das pessoas.
Para informação oficial por favor consultar a Embaixada do Equador no Brasil.
eecubrasil@cancilleria.gob.ec