Renato Mosca recebe “agrément” (consentimento) e será o novo chefe de missão do Brasil em Roma, na Itália.
Em nota, o Palácio do Planalto confirmou a mudança: “O governo brasileiro informa, com satisfação, que o governo da República Italiana concedeu o agrément ao Embaixador Renato Mosca de Souza como Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário do Brasil naquele país. Cumulativamente, exercerá a função na República de Malta e na República de San Marino”.
Segundo o diplomata a mudança “faz parte da normalidade administrativa da diplomacia brasileira”. Mosca explica ainda que “a alternância de titulares de embaixadas e consulados tem sempre um efeito positivo na renovação de ideias e práticas”.
Atualmente Cônsul em Vancouver, Renato Mosca de Souza foi Embaixador do Brasil na Eslovênia (2017-2021) e chefe do Cerimonial da Presidência da República (2011-2016). Na carreira diplomática desde 1990, Mosca atuou anteriormente em Washington, Cidade do México, Roma e Caracas, onde desempenhou diversas funções. Desde sua chegada a Vancouver, Renato Mosca se notabilizou por construir proativamente pontes com a comunidade brasileira.
Sob sua liderança, entre outras iniciativas, o Consulado abriu as portas para diversos encontros e palestras, divulgou inúmeras causas comunitárias, deu espaço aos empreendedores brasileiros na região e, com apoio da Brazilian Community Association (BCA), realizou o primeiro grande evento em Vancouver após a pandemia, o “Brasil 200”, uma grande celebração pelo bicentenário da Independência, em 2022.
“Considero ter dado uma contribuição importante ao tornar o serviço consular mais aberto, transparente, humano e acolhedor. São conquistas da comunidade brasileira no oeste do Canadá” ressaltou o futuro embaixador do Brasil em Roma ao Jornal Brasil Vancouver.
Cônsul – O próximo Cônsul-Geral do Brasil em Vancouver também já está definido. O ex-embaixador do Brasil em Washington, Nelson Forster, será o novo Cônsul-Geral do Brasil em Vancouver. Forster era cotado para o cargo desde o início deste ano, conforme notícia anterior do Jornal Brasil Vancouver. O diplomata deve assumir a posição em Vancouver imediatamente após a partida do atual ocupante do cargo.