O documento visa uma aproximação concreta dos dois órgãos
A Presidente do Conselho Nacional de Pesquisa da Itália (CNR), a Professora Maria Chiara Carrozza, assinou hoje (14) uma carta de intenção de cooperação estratégica com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, junto ao Presidente da EMBRAPA Celso Luiz Moretti.
Para o Embaixador da Itália Francesco Azzarello “a assinatura da carta de intenção coroa a visita fundamental da Presidente Carrozza à Brasília, resultando de um trabalho de equipe que permitiu alcançar, em curto prazo, um acordo que abre o caminho para a concreta cooperação com um gigante de sucesso mundial como a EMBRAPA”.
A Empresa federal, criada em 1973, desempenhou um papel decisivo no desenvolvimento do setor agropecuário, possibilitando ao Brasil passar, da posição de simples importador até os primeiros anos da década de ’70, à de terceiro maior produtor mundial, logo atrás de EUA e China, mas de primeiro exportador junto aos EUA, ocupando, alternadamente, o primeiro lugar, dependendo do tipo de produto. A EMBRAPA possui 43 centros de pesquisa e desenvolvimento em território brasileiro, equivalente ao dobro da extensão da União Europeia.
As principais áreas de interesse do acordo abrangem setores de importância crucial para as aplicações industriais da pesquisa, como as biotecnologias, nanotecnologias, agricultura de precisão, inteligência artificial e drones para a agricultura.