Embaixador Bolat Nussupov acompanha visita de empresários Cazaques a empresas com potencial para investimento
Durante a terceira reunião do Conselho Empresarial «Cazaquistão – Brasil», em Porto Alegre, a delegação empresarial do Cazaquistão, chefiada pelo Vice-Presidente do Conselho de Administração da JSC «Kazakhstan Industry and Export Center «Qazindustry» A.Shakimov, visitou várias empresas brasileiras no estado do Rio Grande do Sul, em particular a fábrica de produção de ônibus «Marcopolo», uma fábrica para a produção de louças e utensílios domésticos da empresa «Tramontina», bem como a empresa «Casa Valduga» – a marca nacional do Brasil para o cultivo de uvas e a produção de vinhos e espumantes.
Durante a visita aos empreendimentos, os delegados conheceram o processo de fabricação, trocaram experiências e informações técnicas, e discutiram oportunidades para as empresas brasileiras colaborarem com a nossa região para aproveitar o potencial de transporte e logística do Cazaquistão.
Empresário brasileiros, por sua vez, conheceram o atual desenvolvimento econômico do Cazaquistão e com as medidas estatais de apoio aos investidores estrangeiros. Nesse contexto, o embaixador do Cazaquistão no Brasil, Bolat Nussupov, discutiu com a gerência das empresas as possibilidades de estabelecer cooperação com as regiões do país e as incentivou a entrar mais ativamente no mercado do Cazaquistão com a abertura de seus escritórios de representação.
A empresa «Tramontina», cujos produtos já são vendidos no azaquistão, participou da segunda reunião do Conselho Empresarial em Astana, em abril do ano passado, e manteve conversas com possíveis parceiros cazaques.
Um dos componentes importantes do evento foi a primeira visita de uma delegação da região de Almaty ao estado do Rio Grande do Sul na história das relações bilaterais para estabelecer uma cooperação regional. A agenda de cooperação entre as duas principais regiões dos países incluirá a expansão do comércio e da cooperação econômica, de investimentos e de transporte e logística, bem como a cooperação no campo da cultura, educação e serviços públicos.
O Rio Grande do Sul é um dos estados industrialmente desenvolvidos e agrários do Brasil, ocupando o quarto lugar em termos de PIB e o quinto em termos de população e índice de desenvolvimento humano. O estado desenvolveu a engenharia mecânica, a instrumentação, a agricultura, as indústrias alimentícia e têxtil e a criação de animais.
Fonte: Embaixada do Cazaquistão