Numa reunião, nesta sexta-feira (06), na embaixada dos Estados Unidos em Brasília, sem a presença de representantes do governo federal, o conselheiro de Segurança Nacional dos EUA Jake Sullivan discutiu com os governadores da Amazônia Legal a preservação ambiental e reforçou a preocupação dos americanos com o tema. Na conversa os governadores de Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia e Tocantins reconheceram a importância desse canal de diálogo e reforçaram que precisam de apoio e recursos para garantir a sustentabilidade desse movimento.
Os governadores entregaram a Sullivan um documento com os pontos consensuais entre os seis Estados e que podem contribuir para equilibrar a preservação ambiental com a atividade econômica local. Na campanha presidencial, Joe Biden propôs que um grupo de países doasse US$ 20 bilhões ao Brasil para combater o desmatamento.
Planalto – O conselheiro nacional de segurança dos EUA, Jake Sullivan, e delegação americana estiveram tambem no Palácio do Planalto onde tiveram várias reuniões de alto nível com líderes do governo brasileiro.
A delegação, junto com o encarregado de negócios dos EUA, Douglas Koneff, conversaram com o presidente Jair Messias Bolsonaro e com os ministros do Ministério das Relações Exteriores Carlos França, da Ministério da Defesa, Walter Souza Braga, chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, General Heleno, entre outros.
As conversas trataram de uma ampla gama de oportunidades de cooperação, como Segurança cibernética, 5G, avanços dos objetivos de preservação ambiental, estabilidade e segurança da região, crescimento econômico e como traçar conjuntamente uma trajetória de recuperação após a pandemia da COVID-19.