Sharmeen Murshid, ativista do país, lidera reunião do grupo e recebe homenagem da embaixada.
Titular do Ministério das Mulheres e Crianças bengali, Sharmeen Murshid esteve de passagem pelo Brasil para liderar a delegação do Bangladesh na reunião ministerial do G20 sobre o empoderamento das mulheres. A Conselheira é ativista e construtora institucional comprometida, trabalha na ampliação dos direitos das mulheres e das crianças. Murshid recebeu, no dia 10, uma homenagem na sede da embaixada de Bangladesh, em Brasília.
Sharmeen Murshid é conhecida por sua determinação na promoção de um bom governo, dos direitos humanos, da democracia, e da melhoria da igualdade de gênero, da educação, da saúde e do meio ambiente é reconhecida em todo o Bangladesh. Conselheira afirmou estar feliz pelo fato de o G20 ter decidido concentrar-se no empoderamento das mulheres, representando uma ótima oportunidade para partilhar e promover a melhoria de metade da população global
A embaixadora do país, Sadia Faizunnesa, em seu discurso destacou ser uma honra receber a Conselheira Sharminesh Murshid, enaltecendo as posições já ocupadas pela socióloga renomada, que já trabalhou na Ásia e na África, além de possuir um vasto conhecimento adquirido em muitas de suas viagens ao redor do mundo.
Faizunnesa, em sua fala, ressaltou ainda que, mesmo em meio às atuais tubulações que seu Bangladesh enfrenta, a presença da Conselheira no Brasil tem um significado especial, pois Murshid é também a primeira conselheira do novo governo do interior do Bangladesh, liderado por Muhammad Yunus.
A parceria Brasil-Bangladesh foi lembrada pela embaixadora com a assinatura do acordo histórico de Cooperação Técnica abriu portas para a cooperação de muitos setores entre os dois países. “O Brasil convidou Bangladesh a se juntar aos grupos de trabalho para mulheres, empoderamento e para sustentabilidade ambiental e climática, além de ter recebido um convite especial para ingressar na força-tarefa global, Aliança Global Contra a Pobreza e a Fome, tornando-se o primeiro país a fazê-lo ao lado do Brasil”, acrescentou.
Faizunnesa, durante o evento, aproveitou para informar que a Embaixada está no processo de estabelecer a primeira ala comercial, que é muito necessária, dado que a nossa cooperação econômica e o volume de comércio entre os países estão em ascensão. Finalizou reafirmando que Bangladesh permanece firme no seu compromisso de promover a paz, a prosperidade e a justiça para todos.