Da cultura, à história, à religião, o diplomata fez um verdadeiro passeio pelo Irã com 25 alunos de direito da Faculdade de Direito da Universidade São Francisco, em Barreiras, na Bahia, no dia 27. Foi a terceira visita à embaixada coordenada pelo professor Paulo César Gomes. “Demos um briefing sobre a sociedade, as diferenças culturais, as nossas leis e esperamos atrair mais visitantes, apesar da distância”, disse o embaixador.
Do ponto de vista cultural Saghaeyan explicou a festa histórica do primeiro dia do ano novo iraniano, o Nowruz, também celebrado, a cada ano, em 32 países no mundo. “As etnias Fars, Curdo, Lor, Azari, Árabe, Balutch, Turkemen, entre outras seguidoras da religião islâmica, cristã, judaica ou zoroastra, convivem pacificamente no Irã”.
Outro assunto abordado pelo embaixador em sua apresentação para os universitários foi a Revolução Islâmica, a luta do povo iraniano contra o regime ditatorial do Reza Xá Pahlavi. “A vitória aconteceu no dia 11 de fevereiro de 1979 quando a República Islâmica do Irã foi instalada com votos favoráveis de 98,2% da população”, explicou. Segundo ele, durante 40 anos do Governo da República Islâmica do Irã, foram realizadas 12 eleições presidenciais, 10 eleições parlamentares, 5 eleições do Conselho de Peritos e 5 eleições de vereadores. “Isso demonstra a participação direta do povo nas eleições”, acredita.
Perguntas – Os estudantes de direito puderam também fazer perguntas ao embaixador. Eles quiseram saber sobre o sistema de governo, detalhes da constituição iraniana e a situação das mulheres naquela sociedade. “No Irã, 58% dos estudantes são mulheres, elas são a maioria na área de pesquisa e esportes”, afirmou Saghaeyan lembrando que recentemente a equipe feminina de futsal iraniana se sagrou campeã mundial em torneio realizado no Rio de Janeiro.
O professor Paulo César explica que a iniciativa visa aproximar os estudantes da realidade, da cultura, da organização social dos países. “Já estivemos também nas embaixadas da China e da Alemanha”, explica.
Dados – O Irã, com uma superfície de mais de 1milhão e 600 mil quilômetros quadrados de extensão, é o 19º maior país do mundo e tem 83 milhões de habitantes. Possui fronteiras marítimas e terrestres com 13 países. Conforme o levantamento do Fundo Monetário Internacional (FMI), o Irã, com 430 bilhões de dólares de produto interno bruto (PIB), em 2018, colocou-se no 30º (trigésmio) ranking mundial de economia. O FMI previu o PIB de 334 bilhões de dólares para o Irã em 2019, uma diminuição de 27 bilhões de dólares em relação ao ano anterior.
O Irã e o Brasil têm relações históricas de 115 anos. O Brasil, tendo em vista, seus potenciais e posição estratégica, é uma das prioridades políticas, econômicas e culturais do Irã. No final dos 90, o volume do intercâmbio comercial entre os dois países, de 400 milhões de dólares, chegou a mais de 2,3 bilhões de dólares em 2018.