• Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato
terça-feira, 3 junho , 2025
22 °c
Brasília
26 ° sáb
27 ° dom
26 ° seg
25 ° ter
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
Home Destaque 2

Confrontos no Sudão deixam quase 50 mortos nesta segunda-feira

18 de janeiro de 2021
em Destaque 2, Mundo
Tempo de Leitura: 2 mins
0

Ao menos 47 pessoas morreram nesta segunda-feira (18/01) em confrontos entre tribos no estado de Darfur Sul, oeste do Sudão – informou Mohamed Saleh, chefe da tribo Fallata.Várias casas foram incendiadas durante os confrontos, relatou Saleh à AFP. Além disso, nas últimas 48 horas, mais de 80 pessoas morreram nos confrontos entre tribos no estado de Darfur Ocidental, outro estado da grande região sudanesa de Darfur.

“O número de mortos por causa dos sangrentos eventos que ocorreram em El Geneina, capital de Darfur Ocidental, aumentou desde sábado de manhã, alcançando 83 mortos e 160 feridos, entre eles membros das Forças Armadas”, tuitou no domingo (17/01) o Comitê Central de Médicos do Sudão, próximo ao movimento de protesto que derrubou o presidente Omar al-Bashir no ano passado.

Esses confrontos também foram os mais mortais após o fim da missão de paz conjunta entre a ONU e a União Africana (UA) em Darfur, em 31 de dezembro. Sua retirada gerou preocupações de uma escalada da violência entre os habitantes desta grande região.

Esses embates são caracterizados pela oposição entre a tribo Al-Massalit com os nômades árabes. Segundo testemunhas, milícias armadas favoráveis aos nômades atacaram El Geneina, e várias casas foram incendiadas. O primeiro-ministro Abdallah Hamdok enviou uma delegação de “alto escalão” para Darfur Ocidental para monitorar a evolução da situação, disse a agência de notícias SUNA.

Darfur registra um crescimento dos confrontos tribais. Do final de dezembro, poucos dias antes do encerramento da missão conjunta da ONU e da União Africana, até o último sábado, o saldo da violência chega a 15 mortos e dezenas de feridos.

A retirada progressiva de tropas desta missão, que está prevista para começar ainda em janeiro de 2021, será realizada ao longo de seis meses. Com isso, o governo sudanês assume a responsabilidade de proteger as populações desta região.

Disputa por terra e água – O conflito que começou em 2003 entre forças leais ao governo central de Cartum e milícias insurgentes deixou cerca de 300 mil mortos e 2,5 milhões de deslocados, especialmente nos primeiros anos, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU).

Para combater os insurgentes, o governo central enviou os yanyauid (“homens armados a cavalo”), uma milícia de nômades árabes, acusados de fazerem uma “limpeza étnica” e de cometerem estupros.

Apesar de a violência ter diminuído em intensidade, os confrontos são bastante frequentes, tanto pelo acesso à terra quanto à água, entre pastores árabes nômades e camponeses de Darfur. O governo de transição – instalado em Cartum após a queda do presidente Omar al-Bashir – assinou em outubro um acordo de paz com vários grupos rebeldes, alguns deles de Darfur.

Após a UNAMID, que contava com cerca de 16 mil soldados, a ONU permanecerá no Sudão com uma missão própria enviada para apoiar a transição no país (Minuats). Esta missão política terá como tarefa acompanhar o governo de transição, lançado em agosto de 2019 e fruto de um acordo entre militares e líderes do movimento de protesto da sociedade. Também deverá contribuir para aplicar os recentes acordos de paz em áreas devastadas pelos conflitos.

Tags: confrontosDarfurEl GeneinaMohamed SalehmortesSudão
Notícia Anterior

Austrália deverá manter fronteiras fechadas em 2021

Próxima Notícia

Embaixada dos EUA ainda não se pronunciou sobre pedido de avião para AM

Notícias Relacionadas

Casas do assentamento israelense de Psagot, na Cisjordânia, perto de Ramallah e de Al-Bireh - (crédito: Zain Jaafar/AFP)
Mundo

Cisjordânia: Israel anuncia maior expansão de colônias em décadas

31 de maio de 2025
Mundo

Leão XIV defende dignidade a imigrantes e casamento entre ‘homem e mulher’

16 de maio de 2025
Mundo

Cazaquistão busca relações amistosas com países vizinhos

25 de abril de 2025
Próxima Notícia

Embaixada dos EUA ainda não se pronunciou sobre pedido de avião para AM

Tags

Alemanha argentina Azerbaijão Brasil Brasília Cazaquistão China comércio Cooperação Coronavírus Covid-19 Diplomacia eleições Embaixada Embaixador Embaixadora EMBAIXADORES Estados Unidos EUA Exposição França Independência India Irã Israel Itamaraty iTália Japão Joe Biden MERCOSUL ministro OMS ONU palestina pandemia Portugal presidente reino unido russia Turismo Ucrânia UE UNIÃO EUROPEIA Vacina Venezuela

CONTATOS • Contacts

+55 61 999873033

contato@embassynews.info

SIGA-NOS • Follow Us

Sobre a embassy • About Us

A Embassy é um moderno e dinâmico veículo de comunicação e business, cujo objetivo é divulgar as ações/projetos das embaixadas e organismos internacionais, de comércio exterior, intercâmbios bilaterais, missões diplomáticas, turismo, tecnologia, cultura e ambientais. São ainda nosso foco de divulgação, iniciativas dos governos federais, estaduais e municipais de âmbito mundial.
  • Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato

© 2025 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish

© 2025 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In