Para celebrar o 175º aniversário da Independência Nacional, a Embaixada da República Dominicana no Brasil apresentará, em 26 de fevereiro, um concerto inédito de merengues interpretados pela Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro, em Brasília, Capital da República Federativa do Brasil.
Merengue Sinfônico é uma combinação do merengue popular dominicano e os seus instrumentos característicos, fusionados com os elementos e passagens puros da música clássica.
A produção conta com 10 arranjos musicais realizados pelo Maestro dominicano Ramón Orlando Valoy e com orquestração de Eugenio Van Der Horst. O Maestro Valoy se encontra em Brasília acompanhado dos músicos dominicanos Júlio César Felix Rivas, José Rafael Diaz Guzman, Humberto Flores Miliano e Julio César Felix Vilorio, para se juntar à Orquestra Sinfônica Brasileira.
Concerto de Merengues Sinfônicos é um projeto criado e produzido pela Embaixada da República Dominicana que conta com o apoio da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro. A ideia é original e inédita e tem como objetivo fazer uma nova leitura deste ritmo caribenho através da execução pela Orquestra Sinfônica e o seu universo instrumental. Nesse sentido a fusão dos ritmos e melodias do Merengue com sons característicos da música clássica trazem uma grandiosidade e frescor jamais ouvidos antes pelas plateias tradicionais dos Concertos.
Esta será a primeira vez que um concerto desta natureza ocorre no Brasil, o evento conta com o apoio institucional do Ministério das Relações Exteriores da República Dominicana, do Ministério da Cultura do Distrito Federal do Brasil e é patrocinado pelo Banco de Reservas da República Dominicana, a Junta de Aviação Civil da República Dominicana, o Departamento do Aeroporto da República Dominicana e os hotéis Nobile Suites.
26 de fevereiro às 20:00 no Cine Brasília
PROGRAMA
Sin ti no soy nada – Melvin Rafael
Bailando – Ramón Orlando Valoy
Compadre Pedro Juan – Luis Felipe Alberti
Te quiero – Ramón Orlando Valoy
Déjame volver – Félix Cumbé
Sisi y Ricardo – Ramón Orlando Valoy
Juanita Morel – Bilito / Pedro Reynoso
El Negrito del Batey – Medardo Guzmán
El Guardia del Arsenal – Luis Díaz
La Agarradera – Luis Pérez