Embaixada da Ucrânia realiza eventos musicais com obras de compositores do país
Em outubro, uma série de concertos com músicos ucranianos foi realizada com o apoio do Instituto Ucraniano e da Embaixada da Ucrânia no Brasil, combinando obras de compositores ucranianos, brasileiros, austríacos e alemães em um sofisticado diálogo intercultural.
O primeiro concerto com os artistas ucranianos — o maestro Artem Longinov e o violinista Dmytro Udovychenko — aconteceu em 16 de outubro no Teatro Nacional Claudio Santoro, em Brasília. Graças ao talento deles, o público brasileiro pôde apreciar obras de Yevhen Stankovych e de Levko Kolodub, que se tornaram símbolos da estabilidade espiritual e da profundidade cultural da música ucraniana.
O programa do concerto foi elaborado com base na “Antologia da Música Clássica Ucraniana”, criada pelas curadoras do Instituto Ucraniano, Lyubov Morozova e Olga Lozynska.
A próxima etapa foi a apresentação do violinista ucraniano, Dmytro Udovychenko no Rio de Janeiro, Curitiba e Manaus onde, juntamente com a Orquestra Filarmônica da Amazônia, iniciou sua turnê no Brasil – um evento importante que dá continuidade à tradição centenária de apresentar música ucraniana no palco brasileiro, iniciada na década de 1920 com a turnê do Coro Republicano Ucraniano regido pelo Oleksandr Koshyts.
Fonte: Embaixada da Ucrânia








