[:pb]
Na agenda da XII Semana da Europa 2016, a arte da música clássica
| Oda Paula Fernandes
Mais uma vez, Brasília é escolhida para receber, junto com Curitiba (PR) evento que faz parte da agenda da XII Semana da Europa 2016. O Concerto Clássico Europeu faz apresentação gratuita no Teatro Pedro Calmon em Brasília, dia 10 de maio, às 20horas, no Quartel General do Exército, Setor Militar Urbano (SMU). Os artistas europeus convidados, o maestro Cesário Costa (Portugal), o violoncelista Romain Garioud (França) e o violinista Horia Vacarescu (Romênia) se apresentarão com a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro.
Os ingressos podem ser retirados até às 15 horas desta terça-feira (10.05) nos institutos de cultura europeus: na Aliança Francesa (SEPS 708/907 Lote A, Asa Sul); no Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, na Embaixada de Portugal, SES Avenida das Nações, Quadra 801 Lote 2; na Cultura Inglesa (SEPS 709/909, conjunto B, Asa Sul); no Goethe-Zentrum Brasília (SEPS-EQS 707/907, Conj. F, Asa Sul); e no Instituto Cervantes (SEPS-EQS 707/907, Lote D, Asa Sul).
No programa da orquestra, R.Vaughn Williams fará a abertura com “As Vespas” da Suíte Aristofanica. Em seguida, com Robert Schumann, Concerto para violoncelo e Orquestra em Lá menor Op.129, o Solista francês Romain Garioud, com Nicolò Paganini o Concerto para violino e orquestra no.1 em Ré Maior Op.6, e o Solista romeno Horia Vacarescu, e Zoltan Kodály com as Danças de Galanta. O maestro é o português Cesário Costa.
Cesário Costa (n. 1970) tem vindo a distinguir-se em Portugal como um dos mais ativos maestros da sua geração. Depois do Curso Superior de Piano (Paris), completou o Mestrado em Direção de Orquestra (Würzburg, Alemanha), vencendo o III Concurso Internacional Fundação Oriente para Jovens Chefes de Orquestra.
O violoncelista francês Romain Gariound, é reconhecido por sua qualidade sonora e seu senso de fraseado, estuda com grandes mestres como Anner Bylsma, Natalia Chakovskaia, Steven Isserlis, David Geringas e em 2002, ele foi a “Revelação” da Associação Francesa de Músicos. Laureado de prestigiosos concursos internacionais, Gariound trás prêmios como o Concurso Tchaikovsky de Moscou (2001), o Concurso Rostropovitch de Paris e Viña del Mar no Chile (2002) e Valentino Bucchi em Roma (2005).
Já o violinista romeno Horia Vacarescu nasceu em uma família de músicos, teve a primeira aula de violino aos três anos, estreou-se em público aos seis anos e aos quinze apresentou-se pela primeira vez acompanhado de uma orquestra sinfônica. Completou os seus estudos em Bucareste, no Colégio de Música “George Enescu” e na Universidade Nacional de Música.
Em Curitiba
Na capital paranaense as apresentações serão nos dias 21 (às 20h30) e 22 (às 18h) de maio, no Teatro Guairá – Rua XV de Novembro, 971 – Centro. Os ingressos podem comprados no local (R$ 20 Inteira e R$ 10 Meia entrada), com classificação para maiores de 07 anos de idade.
[:]