Embaixador da Armênia Armen Yeganian lembra que 20O3 foi nomeado o ano do músico pela UNESCO
Considerado o mais famoso compositor armeno no Brasil, Aram Khachaturian recebeu homenagem pelos seus 120 anos com um concerto, no dia 07 de novembro, no Teatro Plínio Marcos, localizado no Complexo Cultural Funarte, em Brasília. As composições do artista foram conduzidas pela Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro. Em seu discurso, o embaixador Armen Yeganian afirmou que “através da música de Khachaturian se familiariza com os temas folclóricos armênios”. O diplomata lembrou que o 100º aniversário de Khachaturian, em 2003, foi nomeado o Ano de Khachaturian pela UNESCO
Em seu discurso, o embaixador Yeganian destacou ainda o vínculo do compositor armeno com o Brasil. Em 1950, o compositor esteve no Brasil e se encantou com o país. Além disso, teve a oportunidade de conhecer Claudio Santoro que era seu grande admirador. Finalizou lembrando a boa relação da Armênia com o Brasil.
Biografia – Aram Khachaturian foi um compositor armênio. Nasceu em Tbilisi, atual capital da Geórgia, que na época era parte do Império Russo, filho de pais armênios. Ao contrário da maioria dos músicos, que iniciam sua formação na infância, só começou a estudar música seriamente aos 19 anos, tendo atingido essa idade sem nunca ter assistido a uma ópera ou a uma apresentação de alguma sinfonia.
Khachaturian teve uma grande contribuição para a música moderna. Suas obras mais famosas são a música do ballet Spartacus e Gayane. É no último ato desse ballet que se encontra a famosa “Dança do Sabre”.