Nos dia dias 26 e 27 aconteceu a 8ª edição do Panighiri, festa tradicional grega que celebra os momentos de união da comunidade grega com muita música, danças tradicionais, quebras de pratos, comidas típicas, bebidas e vendas de produtos. O Panighiri é uma festa que acontece todos os anos no mês de agosto, na Grécia, na época do verão europeu, quando é celebrada a colheita da uva”, explicou o Presidente da Comunidade Grega em Brasília, Konstantinos Bokos. A comunidade existe há 57 anos na capital. Seu pai foi um dos fundadores e a intenção dos membros era criar um espaço para preservar os costumes, as tradições, a culinária, a dança e a língua grega, comentou Bokos.
Fundada há 57 anos, a Comunidade Grega de Brasília convida o público para o Panighiri, que é comemorado no último final de semana de agosto na Grécia, “Temos uma escola de língua grega ministrada por uma professora enviada pelo Ministério da Educação da Grécia”, destacou Konstantinos. Um dos momentos centrais da noite foram as danças típicas, que com passos sincronizados e muita animação encantaram o público presente
A professora de dança e presidente do grupo Ílios de danças tradicionais Lambrini Messinis, comentou a importância de manter a tradição da dança grega para as gerações mais novas: “a gente faz um trabalho de tentar garantir que as próximas gerações tenham ainda contato com a cultura, com os costumes. É um grande desafio porque a cada geração que vem fica um pouco mais distante da primeira geração que veio. É um trabalho desafiador, mas damos o nosso máximo pra manter a cultura, a tradição”, comentou Lambrini.
Além das danças tradicionais, a quebra de pratos também foi destaque no Panighiri. O embaixador da Grécia, Ioannis Tzovas comentou que a tradição é mais comum no exterior do que no próprio país. Os pratos normalmente são feitos de gesso, fabricados especialmente para quebrar. “É um sinal de alegria, traz boa sorte”, finalizou o embaixador.