A embaixada da Finlândia em Brasília vai cooperar com importante projeto, Monuem-Eresp, em parceira com o Instituto Global Attitude, Secretaria Municipal de Educação de SP, Ministério das Relações Exteriores, Secretaria Municipal de Relações Internacionais SP e Consulado Geral da Suécia em São Paulo.
Um acordo de cooperação foi assinado nesta quinta-feira (13) e, em breve, será dado início aos trabalhos. Ao longo de um semestre letivo, estão programados 16 encontros on-line e/ou presenciais, dependendo da situação sanitária, com estudantes de escolas municipais de ensino médio em São Paulo. “Estamos animados para dividir conhecimentos e fazer essa troca educacional tão importante com alunos brasileiros”, diz a nota divulgada pela embaixada da Finlândia.
O Monuem é um projeto concebido pelo ERESP (Escritório de Representação do Ministério das Relações Exteriores em São Paulo), que tem como objetivo proporcionar a realização de simulações do modelo das Nações Unidas a alunos da rede pública (estadual e municipal) de ensino de São Paulo. O projeto, que inicialmente surgiu na Universidade de Harvard há mais de 40 anos, oferece ao aluno a oportunidade de agir como um diplomata em um ambiente de negociação de temas vitais, representando um país. O Monuem é um teatro, cujo palco é a ONU.
Os benefícios de participar desse projeto são inúmeros, alguns sendo: A globalização do aluno – reconhecendo eventos atuais e passados do mundo inteiro; o reconhecimento de várias perspectivas – pois nem sempre o que o aluno está defendendo é o que acredita; o aprendizado de falar em público – abrindo diversas portas em seu futuro; a liberdade da palavra e da expressão.
O MONUEM serve ainda como uma preparação para momentos recorrentes em nossas vidas, como: como se portar em um argumento, como persuadir alguém, como conseguir que alguém lhe escute durante uma discussão e como ser mente aberta.