Empresas finlandesas querem estreitar laços com o Estado, para dar apoio técnico na execução de grandes obras de infraestrutura em Belém
A embaixadora da Finlândia no Brasil, Johanna Karanko, e uma comitiva do país, reuniu-se, no dia 29, com a equipe técnica da Seop (Secretaria de Estado de Obras Públicas) do Pará, liderada pelo secretário Ruy Cabral.
O objetivo do encontro com o grupo, formado por representantes de grandes empresas finlandesas, foi estreitar laços com o Estado, visando apoio técnico na execução de grandes obras de infraestrutura em Belém, que vai sediar a Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP 30), em novembro de 2025.
“Atualmente, estamos com nossas atenções voltadas nas obras da COP 30 nas áreas da infraestrutura, mobilidade e saneamento em Belém”, frisou o secretário Ruy Cabral, destacando que o Estado tem total interesse no apoio do país. “Esta foi a nossa primeira conversa e poderemos formar grupos de trabalhos em breve. Temos muito que aprender com a Finlândia”, completou ele.
A Embaixadora da Finlândia, Johanna Karanko, disse que o objetivo da visita foi estreitar laços com o Estado e propor acordos de cooperação, visando preparação da capital paraense para realização da COP 30. “Neste primeiro momento queremos estreitar os laços e oferecer nossa ajuda. Por isso, trouxe empresas finlandesas nas áreas de biotecnologia, tecnologia, inovação e sustentabilidade que podem ajudar o Estado e trazer soluções avançadas e inteligentes para a COP 30”, disse ela, que já atuou como Chefe do Consulado Geral da Finlândia em Hong Kong e liderou missão finlandesa junto à ONU em Nova York, além de Paris, Genebra e Caracas.
Representante da Nokia no Brasil, o executivo Rodrigo Michel destacou que a empresa poderá ajudar a capital paraense em busca de soluções para uma conectividade mais eficiente durante a realização da Conferência Climática. “Um dos grandes desafios da COP 30 será a conectividade, a comunicação, e a Nokia pode contribuir muito nesse processo. Estamos disponíveis em 30 países e podemos trazer soluções de infraestrutura para melhorar a conectividade entre as pessoas”, disse.
Também participaram da reunião no auditório da Seop, Marcelo Guimarães, conselheiro sênior de Business Finland, Ana Paula Cordeiro, representante da ICEYE Brasil, e Daniel da Silva, representante da Vaisala no Brasil. Na tarde de hoje, 29, a comitiva deverá ser recebida na Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup).