Os membros do COMITES (Comitês dos Italianos no Exterior) de Brasília já estão oficialmente trabalhando na organização de projetos e atividades. Eles foram recebidos na embaixada da Itália onde os membros eleitos se apresentaram ao consul Carlo Jacobucci e ao Chefe Substituto da Chancelaria Consular, Fernando Curatolo, que deu posse no dia 07 de dezembro, aos novos eleitos para o COMITES Brasília. Foram empossados Frederico Cianni, presidente, Max Lucich, vice-presidente, Augusto Ornelas, Ary Alencastro Veiga, Anailime Sansaloni, Pasquale Perrini, Armando Vinciguerra, Cristiane Gonçalves, Carmem Flora schenini, Daniel Hanna Laguna, Luciana Picolo Castelli, Danielle Cristina Rigo.
À frente do COMITES Brasília, o ítalo-brasileiro Frederico Cianni, 46 anos, neto de italianos do Sul da Itália, advogado e tabelião, terá cinco anos de mandato. Agora Cianni trabalha para a escolha do presidente do Inter-COMITES que reúne os sete órgãos existentes no Brasil. Além de estar também focado nas eleções do CGIE – Comitati degli Italiani residenti all´estero, que, este ano, escolherá quatro conselheiros do Brasil para a importantíssima função. O COMITES Brasília abrange o Distrito Federal, Goiás, Tocantins, Amazonas, Amapá, Roraima, Pará e também o Suriname. Cianni fez parte do comitê anterior, mas não na diretoria.
“A reformulação das comissões, mantendo apenas duas ou três, a reestruturação do site, o apoio nos serviços consulares e a padronização, o alinhamento dos comitês no Brasil são nossa prioridade na minha presidência”, afirmou Cianni que quer realizar uma reunião mensal na última quinta-feira de cada mês, às 19h, on-line, aberta a quem quiser participar. O COMITES é um órgão oficial do governo italiano, com ata da eleição em cartório e apoio financeiro para o desenvolvimento de atividades culturais para a comunidade ítalo-brasileira.
”Nosso foco principal será ser uma ponte cultural, a conexão da Itália de ontem com a Itália de hoje por meio de eventos culturais. Teremos um fundo para ser utilizado na promoção desses eventos, mesmo on-line. Essa é uma grande mudança conquistada para a divulgação das nossas tradições”, explicou o vice-presidente do COMITES Brasília, Max Lucich. Segundo ele, a Comissão Cultural pretende continuar a “estreita e rica” colaboração com a Associação Cultural AIGO – Associazione Italiani di Goiás, em promover eventos culturais, presenciais e on-line. “As comunidades italianas de Brasília e de Goiânia estão cada vez mais conectadas e com os mesmos objetivos culturais ligados à cultura italiana, nas suas infinitas excelências”, acrescenta Lucich, eleito para seu segundo mandato para conselho COMITES.
Parlamento italiano– Conselheiros do COMITES no Brasil já participaram, no dia 08 de fevereiro, de uma reunião on-line com o senador Ítalo-brasileiro Fábio Porta (PD) que colocou seu mandato de senador à disposição deles. “Acho interessante – disse ainda Fabio no convite – esta oportunidade para mim de colocar o meu mandato à disposição dos nossos representantes com o intuito de ouvir as ansiedades, preocupações e pedidos deles aos eleitos no Parlamento italiano”.
Durante o encontro, além das saudações e votos de bom trabalho ao senador que denunciou e venceu fraudes no processo eleitoral parlamentar de 2018, que culminaram com a retirada do mandato do ítalo-argentino Adriano Cario (Usei), foram abordados alguns temas recorrentes no seio da comunidade ítalo-brasileira, como serviços consulares e filas da cidadania, além do ensino e difusão da língua e cultura italianas.
Os COMITES (Comitês dos Italianos no Exterior) são órgãos que representam as exigências dos cidadãos italianos no exterior nas relações com as representações diplomático-consulares. Os COMITES podem representar instâncias da coletividade italiana residente na circunscrição consular, junto às autoridades e instituições locais. No Brasil, existem sete COMITES, sendo um em cada circunscrição. BRASÍLIA (Distrito Federal, Goiás, Tocantins, Amazonas, Amapá, Roraima, Pará e também o Suriname; Rio de Janeiro (Rio de Janeiro e Espírito Santo); RECIFE (estados do Nordeste); BELO HORIZONTE (Minas Gerais); SÃO PAULO (São Paulo); CURITIBA (Paraná e Santa Catarina) e PORTO ALEGRE (Rio Grande do Sul). No total, existem 120 Comitês em todo o mundo, sendo 107 já existentes e 13 criados recentemente ou em processo de criação.