Embaixador da UE afirma que relação como o grupo subiu a “um novo patamar de ambição”
Comemorado em 9 de maio, o “Dia da Europa”, também conhecido como “Dia da União Europeia”, assinala a “Declaração Schuman”, que deu origem à União Europeia e promove a união entre os países. Em Brasília, a comemoração foi na casa de festa Porto Vittoria com a presença de embaixadores europeus. UE e o Brasil estabeleceram laços diplomáticos em 1960, mantendo, desde então, relações bilaterais que têm sido impulsionadas pela conquista de diversos acordos.
O embaixador da UE no Brasil, Ignacio Ybanez, enfatizou a recente criação do Grupo de Amizade Brasil-União Europeia na Câmara dos Deputados, para ampliar a colaboração entre a União Europeia e o Brasil e também para dar mais apoio a associação estratégica entre o MERCOSUL e a UE. Ybanez falou da enorme parceria com o Brasil e dos grandes investimentos europeus no território brasileiro.
Em seu discurso, o embaixador lembrou que a parceria estratégica entre UE e Brasil, iniciou -se em 2007, e hoje as relações bilaterais já cresceram a “um novo patamar de ambição”. A seu ver, “essa parceria hoje se reflete em uma rica colaboração em diversas áreas, desde transição energética, conectividade digital transatlântica, economia circular, proteção ambiental, intercâmbios acadêmicos e pesquisa até o combate ao crime organizado”.
Ybanez lembrou que a UE é maior investidor estrangeiro no Brasil. Em relação ao comércio, o embaixador reforçou que o bloco é “o 2º maior parceiro comercial do Brasil e que no ano passado, o comércio total de mercadorias aumentou de 40% para 93 milhões de euros, um valor recorde nos últimos dez anos”.
O Chefe da Delegação da União Europeia ressaltou que “a data de 9 de maio marca o aniversário da declaração de Schuman, que propôs uma nova forma de cooperação política na Europa que tornaria impensável o conflito entre as nações europeias”. O documento deferido pelo então ministro das Relações Exteriores da França, em 1950, Robert Schuman, é considerado o precursor do que hoje é a União Europeia, uma Organização composta por 27 países que compartilham interesses e objetivos em comum como o respeito pelo Estado de direito, liberdade econômica, direitos políticos, democracia e solidariedade.
Ministro – Em visita ao Brasil, o ministro da Defesa Civil da Suécia, Carl-Oskar Bohling afirmou durante a solenidade que “desde 1945, a Europa tem evoluído, mantendo uma agenda baseada na paz, através de laços fortes e integração econômica”. Bohling sublinhou que as sociedades do Suécia e o Brasil se fundamentam em valores comuns, compartilhando o desejo em encarar a crise climática e proteger a biodiversidade.
O ministro relembrou ainda da parceria estratégica lançada em 2009 e do projeto conjunto do avião caça Gripen, que representa um marco nas relações Brasil-Suécia. Bohling também comentou sobre a atual guerra na Ucrânia, sublinhando que “a paz e a democracia devem ser intensificadas a cada geração, por cada Estado e constantemente defendidas”.
Em sua fala, Carlos Marcio Cozendy, Secretário de Assuntos Multilaterais do Itamarty ressaltou o potencial de cooperação do Brasil e países da União Europeia na luta contra desafios de escala global. “Faltam apenas 7 anos para cumprirmos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda de 2030”, disse Cozendy. “A Europa e o Brasil podem ajudar outros países a alcançar essa meta”, completou.