Foram alcançados acordos para continuar o diálogo bilateral e combinado a realização do terceiro encontro em 2024, em Brasília.
Delegação parlamentar liderada pelo 3º secretário do Senado Federal do Brasil – presidente do grupo de amizade interparlamentar Cazaquistão-Brasil, senador Chico Rodrigues, iniciou, hoje (25), a visita ao país asiático que vai até o próximo sábado (30). O grupo reuniu-se com o presidente do Senado do Parlamento do Cazaquistão Maulen Ashimbaev, bem como participou da segunda reunião do grupo de amizade interparlamentar cazaque-brasileiro. O copresidente do eventos do lado cazaque foi o senador Sultanbek Makezhanov.
Durante a reunião, as partes discutiram questões de reforço da cooperação interparlamentar, do diálogo político e da intensificação do comércio e da interação económica. O senador cazaque Sultanbek Makezhanov, tendo informado seus colegas sobre o atual desenvolvimento da República do Cazaquistão, parabenizou o lado brasileiro pelo 30º aniversário do estabelecimento de relações diplomáticas entre o Cazaquistão e o Brasil.
O Presidente do Senado cazaque concentrou-se especificamente nas questões do desenvolvimento sustentável e nas atividades da Comissão Parlamentar de acompanhamento da implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Por sua vez, os senadores do Brasil Angelo Mario Coronel de Azevedo Martins e Chico Rodrigues manifestaram interesse no desenvolvimento das relações bilaterais e notaram a eficácia da transformação política em curso no Cazaquistão.
Os senadores cazaques, observando a importância prática da parceria com o Brasil, país líder da América do Sul, apresentaram a seus colegas brasileiros as principais ideias do discurso do Presidente da República do Cazaquistão Kassym-Jomart Tokayev ao povo cazaque «Curso Econômico do Novo Cazaquistão» e, também, compartilharam informações sobre as reformas políticas no país e o clima de investimento favorável da República do Cazaquistão. Neste contexto, notou-se a necessidade de ampliar ainda mais as relações entre os órgãos legislativos dos países.
Já o senador Chico Rodrigue destacou a importante localização estratégica do Cazaquistão no espaço eurasiano e enfatizou a presença de um potencial inexplorado para a construção de relações comerciais, económicas, culturais e humanitárias entre os dois países. Segundo o senador brasileiro, o Cazaquistão desempenha um papel importante na garantia da segurança alimentar e dos fluxos de carga como ponte entre o Oriente e o Ocidente. Ao mesmo tempo, o senador brasileiro apresentou aos seus colegas cazaques a atual situação política no Brasil e as tendências políticas na América do Sul.
Junto com isso, as partes discutiram uma ampla gama de cooperação bilateral e multilateral, e também concordaram em fornecer todo o apoio possível para o desenvolvimento da interação comercial e econômica e do trabalho do Comitê Empresarial Cazaque-Brasileiro. Foram alcançados acordos para continuar o diálogo interparlamentar e realizar a terceira reunião do grupo de amizade no próximo ano, em Brasília.
A programação da visita da delegação do Senado brasileiro ao Cazaquistão inclui visita à região de Jetysu e Almaty, durante a qual os senadores se reunirão com lideranças da região, visitarão o Centro Khorgos e conhecerão as atividades de investimento da empresa brasileira WEG na República do Cazaquistão.