Evento beneficente marcará o início dos trabalhos da comunidade italiana em Brasília
Oda Paula Fernandes/ Liz Elaine Lôbo
Foto: Rafael Luz
A recém-criada associação de italianos em Brasília, o Circolo Amici Italia, vai realizar a primeira ação do grupo: uma festa beneficente, no próximo dia 07 de dezembro. Batizado de Bella Itália per Amatrice, o evento será no Iate Clube de Brasília, às 20h, e visa arrecadar fundos para a cidade italiana mais destruída por um terremoto ocorrido em agosto desse ano, com registro de mais de 300 mortos. “Queremos promover um sentimento de solidariedade e alegria aos que ficaram, dando um simbólico apoio financeiro para a reconstrução de Amatrice”, diz Giuseppe Modafferi, presidente do Circolo Amici Italia.
O ingresso individual para a festa custa R$ 150,00 e inclui degustação de vinhos, de spaghetti all’amatriciana, petiscos italianos e sobremesas; além de apresentação musical, ao vivo, de dança clássica, piano e música italiana. Haverá ainda uma exposição de fotos excelências italianas como as motos da Ducati e carros símbolos do país.
A homenagem à Amatrice está também no cardápio, com um prato muito famoso da culinária Italiana que nasceu na cidade, o Spaghetti all’amatriciana; se reúnem pelo evento 10 chefes italianos de Brasília, para reforçar o abraço. Para o presidente do Circolo Amici Italia, Giuseppe Modafferi (foto), a finalidade é criar um grupo que tenha alguma afinidade, que aprecie a cultura italiana e que leve aos sobreviventes vítimas do terremoto uma mensagem de força de esperança, de alegria para continuar a vida. “Queremos dar um abraço virtual a uma população que sofre e percebemos o interesse de muitas pessoas em poder fazer algo para ajudar”, diz Modafferi.
Em várias cidades da Itália e do Brasil já foram realizados eventos de solidariedade para levar ajuda financeira à população vítima do terremoto. O vice-presidente, Marco Rombolini, acredita que essas iniciativas são sempre bem-vindas “Agora é ainda mais importante ajudar, já que continua crescente o número de vítimas de terremotos”, acentua Rombolini. Segundo ele, o valor arrecadado será enviado para a Defesa Civil de Amatrice.
Objetivo- O Circolo Amici Italia nasceu do espírito de solidariedade e da vontade de manter as tradições italianas. A associação sem fins lucrativos tem como objetivo promover o conhecimento daquele país, principalmente no setor cultural. Os participantes fizeram a primeira apresentação sobre o Circolo Amici Italia na última segunda-feira (31/10), no Auditório 01 da Faculdade de Saúde da Universidade de Brasília (UnB). “Queremos também tornar a entidade conhecida e conseguir novos membros”, diz Giuseppe. A associação já conta com cerca de 100 integrantes.
O Circolo Amici Italia tem dois vice-presidentes; os também italianos Marco Rombolini e Alessandro Cossu e está estruturado em cinco departamentos: cultura, empresa, serviço comunitário, mídia e eventos. O grupo já conta com o apoio da Embaixada da Itália e do Comites Brasília (Comitês dos Italianos no Exterior).