Embaixada da França promove divulgação documentário premiado
A premiada jornalista Marie-Monique Robin é convidada especial da embaixada da França para a exibição de seu último documentário, “A Fábrica de Pandemias”, no próximo dia 3. Em seguida haverá um debate com a diretora.
Vencedora do Prix Albert Londres, principal premiação do jornalismo francês, Marie-Monique Robin é conhecida por seu jornalismo investigativo, tendo publicado uma série de livros e documentários sobre temas relacionados a direitos humanos e meio ambiente.
Quais são as áreas de risco em que uma doença contagiosa e totalmente desconhecida pode surgir? Esta é a pergunta que a OMS fez para a comunidade científica em 2018. À frente de uma equipe multidisciplinar baseada na Guiana Francesa, o pesquisador Rodolphe Gozlan (IRD) identificou os “fatores recorrentes dessas ocorrências”: desmatamento, extremos climáticos e urbanização.
Em seguida, ele “analisou todos esses dados em uma escala global”. Duas “áreas de risco” emergiram claramente: a região de Wuhan na China e o sul de Uganda. O estudo foi concluído em setembro de 2019, dois meses antes do primeiro caso de COVID 19 ser detectado em… Wuhan. Isto não é adivinhação, é ciência! Essa ciência tem nome: ecologia da saúde, que reúne disciplinas como parasitologia, virologia, medicina humana e animal e antropologia, a fim de compreender o surgimento de novas doenças infecciosas.
Quais são os mecanismos em ação? Esta é a pergunta à qual “A Fábrica de Pandemias” responde, dando a palavra a uma dúzia de cientistas que nos advertem que, se continuarmos a destruir ecossistemas, experimentaremos “uma era de epidemias pandêmicas”, nas palavras do parasitólogo Serge Morand (CNRS), um dos pioneiros franceses da ecologia da saúde.
O trailer: https://www.youtube.com/watch?v=goSMydAsF1k
Cinema – Sala Le Corbusier
03/04/23 – 18h30
Legendado em português.
Entrada franca.
Endereço: SES Avenida das Nações – Quadra 801 – Lote 04