O Embaixador da Itália Francesco Azzarello (gravata verde) esteve no Palácio da Guanabara, no Rio de Janeiro, para a assinatura do memorando de intenções entre as três principais empresas italianas TIM Brasil, Enel X Brasil e Leonardo que vai transformar o Rio em modelo de cidade inteligente, segura, resiliente. A cooperação técnica e comercial entre as três empresas italianas tem o objetivo de apoiar o Governo do Estado do Rio de Janeiro no estudo dessa proposta de soluções tecnológicas de ponta para infraestruturas de transporte, conectividade e iluminação, transformação digital e modelos de eficiência energética. Também serão estudadas iniciativas integradas conjuntas sob medida garantindo suporte ao cliente em seu ciclo de vida Rio de Janeiro, 01 de fevereiro de 2022 –
Com amplo portfólio em energia, segurança e comunicações e uma abordagem orientada a serviços, as três empresas oferecerão ao Brasil soluções integradas sob medida, abordando todo o ciclo de vida do projeto. Pelo acordo, cada empresa desenvolverá e fornecerá capacidades fundamentais nas áreas de transporte, conectividade, transformação digital e energia, oferecendo soluções conjuntas para uma e-cidade conectada, além de contribuir de forma eficiente para trazer mais proteção, segurança e qualidade de vida aos cidadãos em suas atividades cotidianas, além de fornecer produtos e serviços que impulsionem a expertise da indústria brasileira.
Segundo nota das empresas, a parceria tem como objetivo identificar possíveis cidades cuja implantação de tecnologias de cidades inteligentes pode ser aplicada, buscando transformá-las em um “laboratório vivo” para as aplicações tecnológicas que contribuam para o desenvolvimento sustentável na localidade. “Graças a este acordo, uma gama completa de serviços eletrônicos será oferecida: e-city, e-home, e-mobility, e-industries e também serviços digitais financeiros. Sistemas de energia e inteligência artificial serão aplicados para facilitar a vida dos cidadãos, agregando qualidade de vida e segurança ao seu cotidiano”, diz a nota.
Para o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, a parceria com estas três empresas italianas recoloca o Rio de Janeiro em um cenário da transformação digital e do desenvolvimento sustentável. “A cooperação técnica vai apoiar o Governo do Estado com estudo e propostas de modelo de cidades inteligentes, seguras e resilientes. Este projeto será extremamente benéfico para o nosso estado à medida que vai proporcionar mais proteção, segurança e qualidade de vida aos cidadãos e às indústrias fluminenses. O movimento para atração de novos investimentos para o Rio de Janeiro já começou”, afirma o governador.
“A realização de Smart Cities seguras, a partir de uma visão integrada do contexto urbano, é uma das áreas em que a Leonardo quer dar uma contribuição decisiva, em benefício dos cidadãos do Brasil e do mundo. Para um desenvolvimento sustentável e digital do ambiente urbano é fundamental que as cidades sejam gerenciadas por novos modelos e soluções tecnológicas avançadas, como a plataforma X-2030 da Leonardo, que integra dados de fontes e sensores heterogêneos para garantir segurança, proteção ambiental, mobilidade flexível e eficiência na gestão de energia”, disse Francesco Moliterni, Diretor Internacional de Marketing & Campanhas Estratégicas e Vice-Presidente da Leonardo na Amárica Latina.