• Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato
sábado, 7 junho , 2025
22 °c
Brasília
26 ° sáb
27 ° dom
26 ° seg
25 ° ter
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
Home Categorias Eventos

Chuvas de fogos na comemoração da independência turca

29 de outubro de 2017
em Eventos
Tempo de Leitura: 7 mins
0

Súsan Faria

Fotos: Eliane Loin

Turquia3A Turquia comemora hoje a data nacional. O país foi criado em 29 de outubro de 1923, quando houve a Proclamação da República, após a dissolução do Império Otomano, consequência direta da Primeira Guerra Mundial (1914-1918). Em Brasília, a comemoração foi antecipada, com muita música, fogos de artifício, brindes e um jantar para embaixadores, representantes do Corpo Diplomático e convidados, na embaixada da Turquia, no dia 25 deste mês.Conhecidos músicos do Azerbaijão e da Turquia impressionaram os convidados – logo que chegavam – com belas melodias árabes.

FestaTurquia54Após o cântico do Hino Nacional do Brasil e do Hino Nacional da Turquia, o embaixador Ali Kaya Savut destacou a data nacional do país, quando em 1923 o parlamento turco aprovou a Constituição, que substituiu a otomana.

Turquia2

Falou das mudanças e reformas políticas, jurídicas e sociais, introduzidas pelo então presidente Mustafá Kemal Atatürk, dentre elas, o direito das mulheres turcas votarem, quando em muitos países europeus esse direito ainda não existia.

FestaTurquia60

O embaixador destacou o início dos laços entre turcos e brasileiros. Em 1850, o Brasil mandou diplomatas para a Turquia, e vice-versa. Em 1876, dom Pedro II e a mulher Tereza Cristina ficaram quatro meses em Istambul. Entre 1859 e 1940, mais de 100 mil turcos emigraram para o Brasil. “A cooperação entre os dois países se desenvolveu a um ritmo sem precedentes na última década. Visitas de altos chefes de Estado de nossos países têm contribuído notadamente para esse desenvolvimento”, assegurou Ali Kaya. Segundo ele, o volume do comércio bilateral entre Turquia e o Brasil tem se expandido chegando a 2,5 bilhões de dólares por ano e cresceu 12% no primeiro semestre deste ano, em relação ao mesmo período de 2016. Em junho último, começaram os voos de cargas semanais, além dos comerciais diários entre São Paulo (SP) e Istambul.

Turquia4A promoção de turismo e de atividades culturais e cooperação acadêmica estão entre as prioridades da embaixada, de acordo com o embaixador, que lembrou o próximo concerto da Orquestra Nacional do Teatro Claudio Santoro, dia 7 de novembro próximo, no Cine Brasília, durante o qual terá a performance da flautista turca Sefika Kutluer, conhecida como “a flauta mágica”.

Turquia5O embaixador disse que os destinos preferidos dos turistas na Turquia são a Capadócia e Éfeso, locais históricos do cristianismo. O setor do turismo tem experimentado um crescimento rápido nos últimos 20 anos, e constitui uma parte importante da economia turca.

FestaTurquia57Após o discurso, os convidados puderam assistir a uma chuva de fogos de artifícios que iluminou e colorou o céu por quase cinco minutos. Depois foi exibido um vídeo com imagens turísticas da Turquia e, junto, também se pôde ouvir a apresentação dos músicos Kamuran Umuzdas e Ahmet Baran, ambos da Turquia; e Shahriyar Musayev (Kamancha), do Azerbaijão.

FestaTurquia11Eles foram acompanhados pela solista da Orquestra Presidencial da República do Cazaquistão, Aigul Kossanova.

História – A Turquia é uma república constitucional democrática, localizada no sudeste da Europa e a oeste da Ásia, tendo como capital a cidade de Ancara. Tem uma antiga herança cultural. Devido à sua localização estratégica, à sua grande economia e ao seu exército, a Turquia é classificada como uma potência regional. Tem relações com o Ocidente, com presença em organizações como o Conselho da Europa, OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte), OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) e do G20. É membro associado da União Europeia desde 2005.

O país também tem fomentado estreitas relações culturais, políticas e econômicas com o Oriente Médio, com os estados turcos da Ásia Central e com os países africanos através da participação na Organização da Conferência Islâmica e a Organização de Cooperação Econômica. Nos países de língua portuguesa está presente na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, com previsão em Estatuto. A Turquia possui uma economia diversificada em áreas como pecuária, mineração, indústrias e produtos agrícolas. Tem o 15º maior PIB PPC (Paridade do Poder de Compra) do mundo e o 17º o maior PIB nominal.

Vários outros aspectos marcam a relação Brasil-Turquia; a paixão pelo futebol brasileiro, refletida na grande presença de jogadores do Brasil em equipes turcas; o crescimento do turismo, impulsionado pela inauguração de voo sem escalas Istambul-São Paulo, em 2010; e o intercâmbio cultural, com exemplos que vão da literatura à teledramaturgia.

FestaTurquia55FestaTurquia56

FestaTurquia1FestaTurquiaFestaTurquia39FestaTurquia41FestaTurquia40FestaTurquia21FestaTurquia18FestaTurquia10FestaTurquia6FestaTurquia17FestaTurquia16FestaTurquia29FestaTurquia30FestaTurquia48FestaTurquia3FestaTurquia2FestaTurquia4FestaTurquia5FestaTurquia7FestaTurquia8FestaTurquia44FestaTurquia9FestaTurquia13FestaTurquia12FestaTurquia19FestaTurquia23FestaTurquia22FestaTurquia24FestaTurquia20FestaTurquia49FestaTurquia45FestaTurquia46FestaTurquia36FestaTurquia37FestaTurquia38FestaTurquia34FestaTurquia25FestaTurquia26FestaTurquia27FestaTurquia43FestaTurquia14FestaTurquia15FestaTurquia53FestaTurquia50

Notícia Anterior

Record histórico na balança comercial

Próxima Notícia

Turquia, um país de beleza singular

Notícias Relacionadas

Eventos

Liga dos Estados Árabes comemora os 80 anos da fundação

3 de junho de 2025
Eventos

Bazar de Comida e Cultura Internacional:  uma volta ao mundo conhecendo a gastronomia e os costumes de vários países

1 de junho de 2025
Eventos

Embaixada comemora os 77 anos da independência do Estado de Israel

1 de junho de 2025
Próxima Notícia

Turquia, um país de beleza singular

Tags

Alemanha argentina Azerbaijão Brasil Brasília Cazaquistão China comércio Cooperação Coronavírus Covid-19 Diplomacia eleições Embaixada Embaixador Embaixadora EMBAIXADORES Estados Unidos EUA Exposição França Independência India Irã Israel Itamaraty iTália Japão Joe Biden MERCOSUL ministro OMS ONU palestina pandemia Portugal presidente reino unido russia Turismo Ucrânia UE UNIÃO EUROPEIA Vacina Venezuela

CONTATOS • Contacts

+55 61 999873033

contato@embassynews.info

SIGA-NOS • Follow Us

Sobre a embassy • About Us

A Embassy é um moderno e dinâmico veículo de comunicação e business, cujo objetivo é divulgar as ações/projetos das embaixadas e organismos internacionais, de comércio exterior, intercâmbios bilaterais, missões diplomáticas, turismo, tecnologia, cultura e ambientais. São ainda nosso foco de divulgação, iniciativas dos governos federais, estaduais e municipais de âmbito mundial.
  • Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato

© 2025 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish

© 2025 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In