O Embaixador do Chipre, Haralambos Kafkarides comemorou a data nacional do país, na última quinta-feira (31). Em seu discurso, disse estar orgulhoso da forte democracia e economia do pais, baseada no turismo, setor marítimo e mercado financeiro. “No ano passado recebemos quatro milhões de turistas, quatro vezes mais que nossa população. Nosso segredo são lindas praias, cultura rica e uma excelente hospitalidade”, discursou. Fundado em 1960, o país se tornou membro da União Europeia em 2014 e vem crescendo cada vez mais nos últimos anos.
Kafkarides informou que o Chipre possui a terceira maior frota mercante da Europa e a décima primeira maior do mundo. O avanço contribuiu para a expansão daquela nação entre as demais e, em 2009, a sede da embaixada do país foi aberta no Brasil. A comemoração de 10 anos da abertura da sede diplomática foi ressaltada pelo embaixador que salientou as relações estabelecidas entre Brasil e Chipre em 1964. Segundo ele, desde então, vem crescendo por meio de acordos bilaterais e apoio mútuo, incluindo na Organização das Nações Unidas (ONU). “Em 2018, nosso comercio bilateral chegou a quase 300 milhões de dólares. Por mais de 20 anos o Brasil participa das sanções de paz das Nações Unidas. Agradecemos o governo brasileiro pela contribuição ativa para a paz do meu país”, discursou.
O apoio brasileiro também foi ressaltado no conflito territorial entre Chipre e Turquia. Kafkarides pontuou que Chipre e Brasil compartilham valores de respeito a independência, soberania e identidade territorial, relembrando que “Infelizmente, há 45 anos o país está dividido por causa da invasão da Turquia. O objetivo do governo é reunificá-lo, conviver pacificamente sem a presença de tropas estrangeiras”, finalizou.
História – Conhecido por suas praias, o país tem também um interior de relevo acidentado, com regiões vinícolas. A cidade costeira de Pafos é famosa por seus sítios arqueológicos relacionados ao culto de Afrodite e tem ruínas de palácios, de tumbas e de mansões repletas de mosaicos. O Chipre tem duas línguas oficiais: o grego e o turco.