Na última quarta-feira (18), o embaixador do Chile, Fernando Schmidt Ariztía recebeu seus convidados para a comemoração da Data Nacional do país. No Chile, os dias 18 e 19 de setembro são considerados feriados importantes para a população, e são chamadas tradicionalmente de Fiestas Patrias. No dia 18 é comemorado a Independência e no dia 19, a Glória do Exército.
O embaixador declarou que toda a data nacional é inevitavelmente um momento para compartilhar uma reflexão sobre o que foi realizado. Fernando Schmidt também frisou o fortalecimento cada vez maior da cooperação entre Brasil e Chile. “A relação entre os nossos países está estreitada a tal ponto, que trocamos uma série de visitas bilaterais nos últimos tempos e um acordo de livre comércio para estimular mais nossa relação política e econômica foi firmado”, pontuou o diplomata em seu discurso.
Os convidados se encantaram com a apresentação do Grupo Folclórico “Quinchamalí”, da cidade de São Paulo, que apresentou danças do vale central. Também foram aplaudidos os alunos da escola classe N º 46, de Ceilândia interpretaram os hinos nacionais do Brasil e do Chile sob os cuidados da diretora do colégio, Profesora Maria José.
As Fiestas Patrias são celebradas anualmente para marcar o início do processo de independência da coroa espanhola e também o princípio da primavera. Popularmente conhecida também como “o dezoito”/ dieciocho (em alusão à data), a comemoração acontece durante todo o mês de setembro ou Fiestas Dieciocheras. Por todo o país, bandeirinhas chilenas enfeitam as cidades, casas e carros, cumprindo ordens do governo, e as crianças vão para a escola com trajes típicos, que podem ser encontrados em diversas lojas pelas ruas.
A comemoração do Dieciocho não acontece apenas no dia 18 de setembro. Normalmente, ela começa no final de semana anterior a essa data e se entende por dias, até uma semana depois. Na verdade, tudo depende do dia semana em que será o feriado. E esse é um dos motivos da comparação com o nosso carnaval, além da existência de festas populares com muita música.
História – A razão principal da festa é a comemoração do aniversário da Primeira Junta Nacional do Governo ocorrido nesta data em 1810, fato que marcou a independência do Chile. O país era uma colônia da Espanha até aquele momento. O dia seguinte, 19 de setembro, ficou conhecido como o Dia das Glórias do Exército. Incorporou-se, assim, tal data à independência em uma única comemoração.
Por ser realizada perto do início da primavera no Hemisfério Sul, a celebração funciona para os chilenos como um festival de boas vindas a esta estação do ano. E um adeus ao frio do inverno e o início de dias mais quentes, longos e secos.
O embaixador do Chile, Fernando Schmidt, lembrou há pouco as quatro visitas presidenciais e a assinatura de acordo de livre comércio com o Brasil este ano. A declaração foi durante discurso na festa pela Data Nacional chilena, na sede da representação diplomática em Brasília. “Os chilenos são os maiores investidores sul-americanos no Brasil”, disse o embaixador.