Fotos: Rafael Luz
O embaixador espanhol Manuel de la Cámara Hermoso recebeu, no dia 12/10, na sede da embaixada, em Brasília, mais de 1.200 convidados para uma recepção comemorativa da data nacional daquele país. Após homenagear as regiões de Castilla y León, Andalucía, Galicia e La Rioja, este ano foi a vez de Castilla La Mancha. A região foi escolhida pelo 400º aniversário da morte do escritor espanhol Miguel de Cervantes, de renome internacional, autor da principal obra das letras espanholas, Dom Quixote da Mancha.
Estavam entre os convidados integrantes da colônia espanhola, da comunidade diplomática, empresários e jornalistas que puderam desfrutar de uma atmosfera ambientada na terra das três culturas, dos moinhos de vento e do açafrão.
“Dom Quixote não era um fracassado, via cada fracasso como uma forma de recomeçar tudo”, disse o embaixador Manuel Hermoso em seu discurso. A seu ver, esse espírito de Quixote todos os países devem ter para enfrentar e se recuperar da atual crise internacional. “Estamos no caminho da recuperação, crescemos 3,6% esse ano”, disse Hermoso, referindo à Espanha.
Durante a festa houve a atuação musical da artista espanhola Irene Atienza, que ofereceu um recital de suas melhores canções aos convidados.Com vinho, paella e outros deliciosos quitutes espanhois, os presentes a festa puderam saborear um pouco da gastronomia daquele país.
A Espanha tem o segundo maior território do continente europeu, ficando atrás apenas da França. Em 1580, o país e Portugal se uniram politicamente. A União Ibérica durou 60 anos, terminando em 1640. Hoje as duas nações estão novamente unidas pela Comunidade Econômica Européia. A Espanha se orgulha de ter mais de 40 patrimônios da humanidade reconhecidos pela UNESCO.