Embaixador Luís Faro Ramos acompanha autoridades de Portugal em tour pelo espaço
Para comemorar o aniversário de fundação do Centro Cultural Português em Santos (Centro), há 127 anos, uma comitiva formada pelo embaixador de Portugal, Luís Faro Ramos, o cônsul do país europeu em São Paulo, Jorge Longa Marques, e o prefeito Rogério Santos, visitou espaço no dia 1º.
O passeio começou pelo Palácio José Bonifácio (Paço Municipal), onde os visitantes conheceram o gabinete do Prefeito, o Salão Nobre, a Sala Princesa Isabel e o Centro de Controle Operacional (CCO), além de terem recebido louças comemorativas do Bicentenário da Independência e camisetas da Portuguesa Santista.
Depois, a comitiva se dirigiu ao Memorial José Bonifácio, na Praça Mauá, onde o prefeito contou mais a respeito da história do ilustre santista. As paradas seguintes foram o Museu do Café, a Igreja Santuário Santo Antônio do Valongo e o Museu Pelé, onde receberam camisetas retrô do Santos F.C., na versão utilizada pelo Rei do Futebol.
O caminho pelas ruas de Santos foi recheado de histórias e curiosidades sobre o Município, contadas pelo chefe do Executivo santista, que apontou construções importantes da Cidade e a relação destas com Portugal. “Ficamos contentes em recebê-los na Cidade e apresentá-los ao nosso Centro Histórico”, disse o prefeito Rogério Santos. O embaixador Luís Faro Ramos, por sua vez, agradeceu pela hospitalidade. “É sempre um prazer vir a Santos”.
Centro Português – Único em estilo neomanuelino existente no Estado e um dos poucos do Brasil, o prédio centenário do Centro Cultural Português (Rua Amador Bueno, 188, Centro Histórico) funciona como sede administrativa e cultural da instituição, além de simbolizar o elo de Santos com Portugal.
* Com informações de Prefeitura de Santos.