A data nacional filipina foi comemorada na quarta-feira (12), na sede da representação diplomática em Brasília, em uma recepção em que os convidados foram saudados individualmente por um grupo de recepcionistas que os aguardava na entrada. Embaixadores, autoridades brasileiras, imprensa entre outros presentes puderam saborear a tradicional comida filipina e assistir a apresentações de danças típicas.
Em seu discurso, a embaixadora Marichu Mauro, frisou que as relações diplomáticas entre Brasil e Filipinas, que começaram em 1946, são fortes e agradeceu o Itamaraty por trabalhar em conjunto para a cooperação entre os dois países. “Nós temos cooperado nas áreas de agricultura, defesa e a ligação cultural e histórica em comum fortalecem os calorosos e cordiais laços existentes entre nossos países. O Brasil é o nosso maior parceiro comercial na América do Sul”.
O Secretário de Negociações Bilaterais na Ásia, Oceania e Rússia, Embaixador Reinaldo José de Almeida Salgado esteve presente à cerimonia e em seu discurso, as parcerias bilaterais entre Brasil e Filipinas foram destaque. Especialmente, na área de comércio. “Em 2018, o comércio do Brasil com as Filipinas expandiu-se em mais de 35% em relação a 2017 e retomou patamar de cerca de US$ 1 bilhão, seu melhor resultado nos últimos anos”.
O embaixador afirmou que dentro desse ambiente de economia e comércio surgem os investimentos, e que o Brasil continua empenhado em manter a cooperação, inclusive dentro do âmbito da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), da qual Filipinas é membro fundador. “Os 10 países da ASEAN foram o 4º principal parceiro comercial do Brasil em 2018, com intercâmbio superior a US$ 19,4 bilhões. Nos quatro primeiros meses de 2019 essa troca resultou em mais de 6 bilhões, montante maior que o do mesmo período do ano passado”, finalizou.