• Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato
terça-feira, 13 maio , 2025
22 °c
Brasília
26 ° sáb
27 ° dom
26 ° seg
25 ° ter
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
Home Categorias Mundo

Celebração do 60º aniversário da Independência do Gabão

17 de agosto de 2020
em Mundo
Tempo de Leitura: 4 mins
0

Em seu pronunciamento Ondimba(foto) enumerou os progressos feitos nesses sessenta últimos anos e pediu para se “olhar para o copo meio cheio e não, como você gostaria alguns, o copo meio vazio”. O presidente ressaltou que o Gabão é agora um dos países da África onde a taxa de mortalidade da Covid-19 é a mais baixa, que se tornou o 1º produtor africano e o 3º produtor global de madeira compensada. Ondimba lembrou a criação da Zona Econômica Especial de Nkok, “agora mais atraentes e com diversas fábricas, sinônimo de novos empregos diretos e indiretos, estão sendo abertos”. O líder gabonês também ressaltou que o Gabão é país africano onde o governo eletrônico, governo digital, é o mais desenvolvido.

Na economia, Ondimba  afirmou que o Gabão está se consolidando e  trabalhando para torná-lo ainda mais inclusivo, para que crie ainda mais empregos. “Esta dinâmica deve será acelerado nos próximos meses e anos”, garantiu.  De acordo com o presidente, graças em particular à diversificação de partes da nossa economia e o desenvolvimento de novos setores-chave com alto potencial de empregos. O presidente falou ainda da maior participação pública das mulheres.

De acordo com o presidente gabonês, no nível diplomático, a voz do Gabão ainda é tão audível para os parceiros. Regionalmente lembrou que país ainda detém a presidência em Exercício da CEEAC, incluindo a primeira fase da reforma institucional a história chegou ao fim e, a nível continental, em particular através a União Africana, através das suas intervenções a favor da paz e segurança em África.  “A nível internacional, finalmente, onde o seu envolvimento na defesa clima, biodiversidade e meio ambiente como um todo é reconhecido e saudado por todos”, relatou Ondimba, referindo-se à preocupação do governo gabonês em relação à proteção ao meio ambiente.

Infraestrutura – O presidente falou dos projetos de uma moderna infraestrutura do Gabão.  “Nós temos rodovias asfaltadas em dez anos mais do que desde que nosso país conquistou a independência. Nossa malha viária será reforçada novamente com a Transgabonaise, que cruzará nosso país de leste a oeste por 780 quilômetros. As obras já começaram com a reparação de um primeiro troço na entrada da Libreville. Este projeto será concluído em 2023 e seu impacto será grande. Esta rota vai revolucionar nossas vidas e nossa economia. Isso permitirá o desenvolvimento de intercâmbios nacionais”, relatou Ondimba.  Ele falou ainda da criação de empregos e o nascimento de novas oportunidades econômico para nossas províncias.

Em seu discurso, Ondimba lembrou que, em 2010, criou uma lei que proíbe as exportações brutas de toras. “ O resultado é que o Gabão é hoje o 1º produtor africano e o 3º produtor global de madeira compensada. Nosso setor de madeira desempenha um papel cada vez mais importante na economia de nosso país, com a geração de milhares de empregos diretos e indiretos, e o aumento da a produção de riqueza a nível local”, relatou o presidente.

Ondimba disse que a aposta na Zona Econômica Especial de Nkok deu certo. “Agora mais atraentes e diversas fábricas, sinônimo de novos empregos diretos e indiretos, estão sendo abertos. Seguimos em frente e isso é só o começo porque o que vale para madeira valerá também para outros setores como: agricultura, pesca ou mesmo turismo. Nosso país não deve mais ser apenas uma reserva de matérias-primas, mas uma pool de produtos acabados. Pedi ao governo que trabalhasse muito nisso. Ele tem, também neste nível, obrigação de resultado”, garantiu Ondimba.

Em sua fala, o presidente mencionou ainda “as profundas reformas e modernizações” nas últimas décadas. Segundo ele, inovações significativas foram realizadas, como a digitalização dos serviços de impostos, alfândegas, criação de negócios ou imigração. “Essas reformas ousadas deram frutos. Gabão agora é um dos países africanos onde o governo eletrônico, governo digital, é o mais desenvolvido”, garantiu Ondimba.

Covid-19 – Em seu pronunciamento, o presidente gabonês  afirmou que graças à dedicação de equipe de enfermagem do país,  aos hospitais,  o Gabão é agora um dos países da África onde a taxa de mortalidade da Covid-19 é a mais baixa. Também está entre os países que no continente testam mais sua população per capita. Da mesma forma, lembrou que, no plano econômico, o plano de ajuda de 250 bilhões de francos ajudou nas piores horas de crise. “Ele permitiu que o navio do Gabão ficasse à tona, permanecesse no curso, continuasse seu rota, faça o seu caminho”, afirmou Ondimba.

“Os 60 anos de independência da República do Gabão representa para nós a soberania internacional de nosso país e a maturidade política, econômica, social e cultural.”

Jacques Michel Moudoute-Bell, embaixador do Gabão no Brasil.

Tags: Ali Bongo OndimbaavançosGabãoIndependênciapronunciamento
Notícia Anterior

Manifestantes protestam em Belarus após Rússia oferecer ajuda militar a Lukashenko

Próxima Notícia

Grupo de Lima reitera apoio a Guaidó e eleições na Venezuela

Notícias Relacionadas

Mundo

Cazaquistão busca relações amistosas com países vizinhos

25 de abril de 2025
Mundo

Países do Brics aprovam Declaração Conjunta com foco em segurança alimentar

20 de abril de 2025
Mundo

Equador realiza eleições neste domingo

12 de abril de 2025
Próxima Notícia

Grupo de Lima reitera apoio a Guaidó e eleições na Venezuela

Tags

Acordo Alemanha argentina Azerbaijão Brasil Brasília Cazaquistão China comércio Coronavírus Covid-19 Diplomacia eleições Embaixada Embaixador Embaixadora EMBAIXADORES Estados Unidos EUA Exposição França Independência India Irã Israel Itamaraty iTália Japão Joe Biden MERCOSUL ministro OMS ONU palestina pandemia Portugal presidente reino unido russia Turismo Ucrânia UE UNIÃO EUROPEIA Vacina Venezuela

CONTATOS • Contacts

+55 61 999873033

contato@embassynews.info

SIGA-NOS • Follow Us

Sobre a embassy • About Us

A Embassy é um moderno e dinâmico veículo de comunicação e business, cujo objetivo é divulgar as ações/projetos das embaixadas e organismos internacionais, de comércio exterior, intercâmbios bilaterais, missões diplomáticas, turismo, tecnologia, cultura e ambientais. São ainda nosso foco de divulgação, iniciativas dos governos federais, estaduais e municipais de âmbito mundial.
  • Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato

© 2025 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish

© 2025 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In