Durante esta semana, bombeiros ministraram atividades para proteção em caso de risco
Parceria entre a Embaixada do Reino Unido e o Corpo de Bombeiros Militar no Distrito Federal (CBMDF), iniciada no dia 16, possibilitou a realização de uma semana de treinamento de Conscientização sobre segurança em ambientes frágeis – SAFE TRAINING (Security Awareness in Fragile Environments).
Foram ministradas pelo Grupo de Atendimento de Emergência Pré-Hospitalar (GAEPH), Grupamento de Aviação Operacional (GAVOP) e Grupamento de Busca e Salvamento (GBS) instruções de APH em áreas remotas, sobrevivência em região de mata e orientação e navegação.
O objetivo do treinamento é prover, aos funcionários locais ou diplomatas, recursos necessários para garantir sua proteção e mitigar eventuais riscos provenientes de operações em ambientes diversos ao seu ambiente normal de trabalho. São considerados ambientes de alto risco (frágeis) aqueles que trazem desafios de segurança e de proteção, inclusive proteção à saúde. Estes ambientes estão relacionados a áreas remotas, áreas de mata e áreas urbanas com consideráveis índices de criminalidade e violência.
Segundo a Embaixada, ocorrerão importantes eventos como o G20, a COP 30 e outras diversas missões diplomáticas e, assim, houve a preocupação de planejar e organizar recursos materiais e instruir seu pessoal de forma que viabilizem uma participação segura nestas atividades
A abertura do evento contou com a participação do Comandante Especializado – Cel. Clayson -, coordenador do curso – Cap. Junqueira -, com o Gerente de Segurança do Escritório Regional da Embaixada – o Sr Kevin Hogg -, com o Gerente de Pós Segurança – o Sr. Rodrigo Pereira -, além de representantes da PMDF
Fonte: CBMDF.