Em entrevista coletiva, embaixador Bolat Nussupov fala dos resultados das eleições e das reformas a serem implementadas.
Em sua conversa com jornalistas, nesta sexta-feira (07), na sede diplomática, o embaixador cazaque no Brasil, Bolat Nussupov, descreveu os resultados das eleições realizadas em novembro para o Majilis (Câmara Baixa do Parlamento) e Maslikhats (órgãos legislativos locais) do Cazaquistão e forneceu informações detalhadas sobre as reformas políticas e econômicas que estão ocorrendo no país. O diplomata falou ainda da realização de intercâmbio cultural e parcerias entre universidades.
Especialistas brasileiros, de acordo como o Nussupov, observaram que o Cazaquistão, sob a liderança do Presidente Kassym-Jomart Tokayev, definiu confiantemente um rumo para reformas sistêmicas para a modernização política e sócio-econômica do país em um ambiente completamente novo, desejaram ao nosso país sucesso na implementação das reformas, que é o objetivo número um do governo.
Segundo o embaixador, a intenção do governo cazaque é formar especialistas em história das Américas e da língua portuguesa. “Vamos realizar programas de intercâmbio para que jovens do Cazaquistão morem no Brasil e jovens brasileiros no nosso país”, disse o diplomata. A embaixada também pretende programar exposições fotográficas e concertos com artistas cazaques. De acordo com o diplomata, estas atividades culturais já começam a ser programadas.
Perguntado sobre o intercâmbio bilateral de visitas, Nussupov lembrou que somente o presidente Lula esteve, uma única vez, no Cazaquistão em 2009. “Nossa relação é de muito bom diálogo e vamos continuar nossas boas relações. Precisamos realizar um novo intercâmbio de visitas porque já faz muito tempo que não são realizadas visitas”, disse o diplomata. Ele lembrou que este ano o Cazaquistão e o Brasil comemoram o 30º aniversário do estabelecimento de relações diplomáticas.
Prioridades – Nussupov lembrou o último discurso para o parlamento cazaque do presidente Kassym Jomart-Tokayev, durante o qual lembrou que o Cazaquistão é o único país da região que está implementando reformas profundas que estão sendo realizadas e oferecendo apoio população vulnerável. Entre as prioridades para o novo parlamento e governo, de acordo com o dirigente cazaque, estão o incentivo à atividade empresarial, à diversificação econômica, além da atualização da rede e da infra-estrutura energética.
A segurança alimentar, a melhoria da qualidade do capital humano e a proteção dos direitos dos direitos humanos também são prioridades do governo do Cazaquistão, de acordo com o presidente Tokayev. Por fim, o país vai buscar melhorar a eficiência da administração pública e a qualidade do planejamento estratégico com o objetivo de atrair profissionais qualificados.