Bolat Nussupov, visitou a representação do estado onde se reuniu com o secretário Rubens Bueno. A abertura de um consulado foi um dos temas discutidos no encontro
O embaixador do Cazaquistão no Brasil, Bolat Nussupov, reuniu-se, nesta quarta-feira (22), na representação do estado do Paraná junto ao Governo Federal do Brasil, com seu chefe, o Secretário Rubens Bueno. Na pauta das negociações estavam questões relacionadas à ampliação da cooperação regional entre o Cazaquistão e o estado brasileiro nas áreas de economia, comércio, cultura e educação. O embaixador compartilhou os resultados de sua visita à capital do estado, Curitiba, realizada em 25 de abril de 2022, incluindo encontros com a liderança estadual, associações econômicas e representantes do setor empresarial da região.
Um dos acordos alcançados durante aquela visita foi a possibilidade de abrir um Consulado Honorário do Cazaquistão no estado do Paraná. A esse respeito, o embaixador solicitou a aceleração da análise da candidatura de Pedro Henrique Garcia Demori, renomado advogado e empresário no estado, para o cargo de Cônsul Honorário do Cazaquistão no Paraná. Além disso, as partes discutiram a possibilidade de realizar este ano um fórum econômico, combinando o evento com a inauguração do Consulado Honorário.
Considerando o caráter federativo do Brasil, a cooperação regional é um elemento importante para fortalecer as relações bilaterais. Atualmente, as parcerias regionais entre o Cazaquistão e o Brasil foram estabelecidas entre a região de Karaganda e o estado da Bahia (2022), bem como entre a região de Almaty e o estado do Rio Grande do Sul (2024).
Dados – O estado do Paraná está entre os cinco estados mais ricos do Brasil. A região possui uma economia diversificada, com destaque para a agricultura e a pecuária, especialmente a criação de ovinos, além de ser um destino conhecido pelo ecoturismo. Desde 2001, o setor industrial do estado tem apresentado altos índices de crescimento anual, com destaque para a produção de veículos automotores. Outros setores importantes da economia incluem a publicação e impressão de livros, a fabricação de máquinas-ferramenta e o processamento de madeira.
Fonte: Embaixada do Cazaquistão