Com o objetivo de apresentar as oportunidades de investimento e comércio do Cazaquistão para a região sul-americana e discutir formas de cooperação foi realizada, no dia 18, na embaixada do Cazaquistão, uma mesa redonda com a participação dos chefes das missões diplomáticas da América do Sul, além de representantes do Ministério das Relações Exteriores do Brasil.
Abrindo o evento, o embaixador do Cazaquistão Bolat Nussupov (foto) informou aos sobre o atual desenvolvimento do seu país e as perspectivas de interação com os países da região. O diplomata cazaque destacou o grande potencial para o desenvolvimento de cooperação comercial, econômica e de investimento mutuamente benéfica entre o Cazaquistão e os países da América do Sul, especialmente na indústria de mineração, complexo agroindustrial e comércio.
Durante a reunião, os diplomatas do países sul-americanos foram apresentados em detalhes sobre o potencial comercial, econômico, de trânsito, transporte e investimento do Cazaquistão, bem como as possibilidades de exportação. O representante do NC «Kazakh Invest» Galymzhan Mataev falou em particular sobre as prioridades da política de investimento, as medidas tomadas pelo Estado para melhorar o clima de investimento e as novas ferramentas de apoio aos potenciais investidores.
A agenda do encontro também incluiu questões de ampliação dos intercâmbios culturais, humanitários e acadêmicos. Em particular, oportunidades de treinamento para especialistas do Cazaquistão com foco profissional na região sul-americana e conhecimento de português e espanhol. Como exemplo de cooperação cultural bem-sucedida entre países, o embaixador Bolat Nussupov citou a recente abertura da Rua do Abay e da Praça da República do Cazaquistão na cidade argentina de Rosário. Além disso, observou-se a necessidade de desenvolver relações de cidades irmãs entre as regiões cazaques e os países da América do Sul. As cidades gêmeas de Almaty-Rosario, bem como o estado brasileiro da Bahia com a região de Karaganda no Cazaquistão foram citadas como bons exemplos.
Por sua vez, os chefes das missões diplomáticas dos países sul-americanos demonstraram grande interesse pelo nosso país. Apreciando muito o potencial existente do Cazaquistão, os diplomatas confirmaram sua disponibilidade para uma cooperação ativa com nosso país, e também expressaram sua disponibilidade para fornecer toda a assistência possível nesse sentido.