O ambicioso projeto do Cazaquistão de estabelecer um centro de serviços financeiros em Astana é agora real, pois o país lançou em 5 de julho o Astana International Financial Centre (AIFC).
O novo centro financeiro, em uma nova parte de Astana, onde a cidade hospedou a EXPO 2017, deverá oferecer serviços financeiros, incluindo tecnologias financeiras, finanças islâmicas, finanças verdes, mercado de capitais e gestão de ativos.
O centro tem um conselho de administração, um regulador de serviços financeiros, uma bolsa AIFC, um tribunal financeiro independente que envolve nove juízes do Reino Unido e dos EUA, e um centro de arbitragem, entre outros órgãos.
Autoridades do Cazaquistão esperam que o centro atraia US $ 40 bilhões em investimentos até 2025.
O AIFC é uma criação do Presidente do Cazaquistão, Nursultan Nazarbayev, que expressou a ideia de criar o centro em 2015 com benefícios oferecidos a empresas, um tribunal independente e princípios de direito comum inglês incorporados no trabalho do centro.
“O AIFC é um novo capítulo do Cazaquistão independente. Seu lançamento é um passo importante no desenvolvimento estável e sustentável do Cazaquistão ”, disse Nazarbayev em uma cerimônia grandiosa em 5 de julho com a presença do Coroa de Abu Dhabi, Xeque Príncipe Mohammed bin Zayed bin Sultan Al-Nahyan, do Banco Islâmico de Desenvolvimento Bandar Hajjar e do Presidente Internacional do JP Morgan Chase Jacob Frenkel.
O Cazaquistão reconheceu a necessidade de instituições sustentáveis a longo prazo, disse ele.
“Estudamos exaustivamente a experiência global no estabelecimento, desenvolvimento e trabalho de centros financeiros em todo o mundo, incluindo em Singapura, Dubai, Hong Kong e outros países. O modelo cazaque da AIFC incorporou as melhores práticas dessas estruturas ”, disse Nazarbayev.
“Astana deve se tornar o principal centro financeiro da região e na perspectiva de longo prazo deve estar entre os principais centros financeiros asiáticos”, disse o presidente do Cazaquistão.
O centro beneficia de um regime jurídico especial previsto pelo direito constitucional e oferece incentivos às empresas, incluindo a isenção do imposto sobre o rendimento das pessoas colectivas e do imposto sobre o rendimento pessoal durante 50 anos, um regime de isenção de vistos para cidadãos de 48 países e um regime simplificado de emprego. Cinquenta empresas registaram-se no AIFC até agora.
Os princípios ingleses de Direito comum regularão o trabalho do centro e, de acordo com Andrew Oldland, sócio sênior da firma britânica de serviços jurídicos Michelmores, a lei inglesa é caracterizada pela flexibilidade e conveniência, encorajando os países a dependerem dela no setor financeiro.
A bolsa de valores da AIFC irá listar as companhias nacionais do Cazaquistão, parte do Samruk Kazyna Sovereign Wealth Fund do país, e os títulos islâmicos Sukuk programados para a oferta pública inicial no final deste ano.
O presidente do Boston Consulting Group, Hans Paul Bürkner, disse que o IPO e o programa de privatização em larga escala do país servirão “outro grande acelerador para o desenvolvimento do Cazaquistão e posicionarão o Cazaquistão como um centro financeiro regional”, além de dar um grande impulso ao desenvolvimento dos mercados de capitais.
Bürkner também enfatizou as finanças verdes e a tecnologia financeira como motores de crescimento para o centro.
“O Boston Consulting Group teve o privilégio de trabalhar com você e equipe na ideia da AIFC e se tornou um verdadeiro marco no desenvolvimento do Cazaquistão e Astana e do estoque de mercados financeiros aqui”, disse ele.
A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional, Christine Lagarde, expressou seus parabéns e disse que a AIFC é uma “grande oportunidade e plataforma para o Cazaquistão e a região desenvolverem mercados financeiros mais profundos e atraírem investimentos”.
“Base normativa transparente, confiável e favorável para o mercado, infraestrutura moderna e forte capital humano impulsionará o potencial da AIFC em alcançar a escala de um polo regional, um exemplo de uso de inovação, serviços de alta qualidade, gerenciamento efetivo e métodos razoáveis de resolução de controvérsias ”, disse Daniel Yergin, vencedor do Prêmio Pulitzer, que hospedou a cerimônia ao ler sua carta.
Francis Maude, ex-ministro do gabinete do Reino Unido e membro do conselho consultivo da AIFC, disse que o Cazaquistão é um mercado crescente com potencial inexplorado.
“O país ocupa uma posição estratégica realmente importante. O potencial para o centro financeiro é enorme e este é um mercado em crescimento. O centro de gravidade da economia mundial está se movendo para o leste ao longo do tempo e a Eurásia é parte fundamental disso ”, disse Maude.
Os investidores também estão interessados em continuar as reformas no Cazaquistão, acrescentou.
“Este é um país jovem. Mudar de uma economia de comando para uma genuína economia de mercado leva tempo. Como o governo reconhece, há necessidade de mais reformas estruturais na economia. Você precisa desse país onde é fácil criar negócios, fazer negócios e criar empregos ”, disse Maude.