O Embaixador do Cazaquistão Bolat Nussupov, durante visita de trabalho ao Paraná, nesta quinta-feira (28), reuniu-se com o Chefe da Casa Civil João Carlos Ortega, com a participação de ministros da indústria e dirigentes de associações econômicas do Estado.
Durante a conversa, o embaixador informou sobre o atual desenvolvimento do Cazaquistão, as prioridades das reformas políticas e econômicas, no contexto da Mensagem de Março do presidente Kassym-Jomart Tokayev ao povo do Cazaquistão «Novo Cazaquistão: O caminho da renovação e modernização».
Durante as conversas, também foram discutidas áreas prioritárias para a construção da cooperação inter-regional. Levando em conta as oportunidades econômicas do estado do Paraná, com uma indústria desenvolvida, agricultura e turismo, foi proposto ampliar a interação do Cazaquistão com o estado no campo da agricultura, tecnologias de energia renovável e comércio, estabelecendo contatos com empresas líderes em a região.
Potencial – O Paraná é um dos cinco estados mais ricos do Brasil. O estado desenvolveu a agricultura e a pecuária, em especial a ovinocultura, além do ecoturismo. Desde 2001, a produção industrial do estado vem registrando forte desempenho anual. O principal crescimento da economia se deve à produção de veículos automotores. Além disso, setores importantes da economia são a edição e impressão de livros, máquinas-ferramentas e processamento de madeira.