Publicações de diversos tipos em russo, cazaque, inglês e espanhol foram entregues pela Embaixada do Cazaquistão
Raquel Pires
Fotos: Eliane Loin
Na última terça-feira (02), a Biblioteca Nacional recebeu uma numerosa doação de livros da Embaixada do Cazaquistão. A ação faz parte de um projeto implementado pela Biblioteca Nacional do Cazaquistão, o Ministério da Cultura e Esporte e Ministério das Relações Exteriores do país. O projeto internacional visa implementar a abertura dos centros de literatura e cultura cazaque nas bibliotecas nacionais de estados estrangeiros.
O projeto faz parte do programa de modernização avançada iniciado pelo Presidente do Cazaquistão Nursultan Nazarbayev no artigo “Curso para o futuro: modernização da identidade do Cazaquistão”. A ideia é promover o patrimônio literário do Cazaquistão, história e cultura do povo cazaque, bem como conquistas nas esferas econômica, política e social.
O Embaixador do Cazaquistão Kairat Sarzhanov discursou no evento e se disse muito honrado em apresentar o projeto ao Brasil e doar mais de 200 edições de literatura histórica e popular sobre o Cazaquistão. “Estamos entregando também obras de poetas cazaques e escritores de prosa em cazaque, russo, inglês e espanhol. Também tenho a satisfação de destacar que estamos lançando esse projeto aqui em Brasília no ano do 25º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre os nossos países”.
O diplomata afirmou ainda que o país já iniciou um programa de transição da língua cazaque ara o alfabeto latino até 2025. “Iremos traduzir os 100 melhores livros didáticos sobre as humanidades para o idioma cazaque. Esperamos que a implementação desses projetos de modernização integra ainda mais o Cazaquistão à comunidade internacional”.
O Diretor da Biblioteca Nacional Carlos Alberto Ribeiro de Xavier presenteou o Embaixador com alguns livros. Um deles sobre o projeto de Brasília de 1927 a 1957, o Plano da construção de Brasília realizado por Lúcio Costa, um sobre o Vale do Amanhecer, considerado um Patrimônio Cultural e outros que trazem as obras de 27 poetas brasilienses.