Com o objetivo de estabelecer contatos amistosos com as missões diplomáticas de diversos países sul-americanos credenciados no Brasil, o embaixador do Cazaquistão Bolat Nussupov manteve encontros bilaterais com os embaixadores do Equador Carlos Alberto Velastegui, do Chile, Fernando Schmidt e do Uruguai, Guillermo Valles Galmes. Durante essas reuniões, foram discutidos aspectos atuais do diálogo político, relações comerciais e econômicas e cooperação cultural e humanitária entre o Cazaquistão e os estados da região acima mencionados.
Os embaixadores notaram uma interação bem-sucedida em um formato multilateral, bem como o interesse mútuo em diversificar a cooperação bilateral, organizando visitas mútuas dos círculos empresariais de seus países, bem como a realização de eventos econômicos conjuntos no próximo ano. Chegou-se a um acordo para manter contato de trabalho constante no nível das missões diplomáticas.
A embaixada do Cazaquistão no Brasil é a única missão diplomática daquele país na região da América do Sul e também está oficialmente credenciada na Argentina e no Chile. Ao mesmo tempo, a área de responsabilidade e competência da embaixada também inclui a cooperação com países como Bolívia, Colômbia, Peru, Paraguai, Uruguai e Equador. Os consulados honorários do Cazaquistão estão atualmente operando na Argentina, Brasil, Colômbia, Paraguai e Peru.