Foi realizada no Rio de Janeiro , nesta sexta-feira (27) a grande inauguração do primeiro Consulado Honorário da República do Cazaquistão no Brasil. Na cerimônia, além do hasteamento da bandeira do Cazaquistão, foi concedida patente consular ao recém-nomeado Cônsul Honorário Aloizio Maria Tekhsteira Filho.
Este evento contou com a presença do Ministro Adjunto das Relações Exteriores da República do Cazaquistão, Almas Aidarov, e do Embaixador do Cazaquistão no Brasil Bolat Nussupov, e do lado brasileiro, lideranças do estado do Rio de Janeiro, representantes políticos e círculos de negócios, bem como a mídia local.
Em seu discurso, Almas Aidarov parabenizou o novo cônsul por sua nomeação e destacou as áreas prioritárias para o desenvolvimento da cooperação inter-regional entre nossos países. Em particular, levando em consideração as oportunidades econômicas do Rio de Janeiro, ele enfatizou a possibilidade de expandir a interação do Cazaquistão com o estado no campo do comércio, produção industrial, energia e agricultura, bem como no campo da educação e intercâmbio cultural.
Com base no Consulado Honorário, também foi inaugurado o primeiro Centro Cultural do Cazaquistão no Brasil, que levará a cooperação cultural e humanitária entre o Cazaquistão e o Brasil a um novo patamar. Como parte de uma visita de trabalho à República Federal do Brasil, Ministro Adjunto Almas Aidarov apresentou patentes consulares aos recém-nomeados Cônsules Honorários da República do Cazaquistão no Peru Fredi Alberto Saravia Poikon e no Paraguai Bilal Yehia Omeiri.
Depois da cerimônia de abertura do consulado, os convidados participaram de um coquetel e de um jantar no Country Clube do Rio de Janeiro. Prestigiaram o evento inúmeros representantes do corpo consular no Rio e Janeiro, cujo decano embaixador Daniel Dargent, Consul Geral da Bélgica saudou o novo colega. Esteve presente também, o governador em exercício do estado do Rio de Janeiro Desembargador Henrique Fiqueira, Presidente do TJ.
Fotos: Thiago Oliveira