Cerimônia solene foi dirigida pelo presidente Kassym-Jomart Tokayev
Até o dia 13 de setembro, Astana, capital do Cazaquistão, será o epicentro do Quinto Jogos Mundiais Nômades, aberto neste domingo (08). Sob o tema O Encontro da Grande Estepe, a competição mostrará as tradições vibrantes, competições ferozes e profunda herança cultural das civilizações nômades que outrora percorriam as vastas estepes da Eurásia.
Os Jogos Nômades Mundiais são uma competição e uma celebração dos antigos esportes e estilos de vida que foram transmitidos de geração em geração. Mais de 2.000 participantes de cerca de 100 países convergirão em Astana para competir em 21 esportes que refletem as habilidades e tradições dos povos nômades. Os espectadores podem esperar eventos emocionantes como Kokpar, um jogo de cavalos semelhante ao polo, mas jogado com uma carcaça de cabra; Kuresi e Koresh, estilos tradicionais de luta livre que exigem força e estratégia; e Baige, uma corrida de cavalos animada que captura a velocidade e a resistência dos melhores corcéis da estepe.
Os convidados de honra para a abertura do evento, realizado no estádio “Astana Arena”, incluíram o Presidente do Uzbequistão, Shavkat Mirziyoyev, o Presidente do Quirguistão, Sadyr Japarov, o Presidente do Halk Maslahaty do Turcomenistão, Gurbanguly Berdimuhamedov, o Rais (chefe) da República do Tartaristão, Rustam Minnikhanov, o chefe da República de Sakha Aisen Nikolayev, o ex-presidente da Mongólia Nambaryn Enkhbayar, o presidente da Confederação Mundial de Etnoesportes Bilal Erdogan, líderes de organizações internacionais como a UNESCO, a Conferência sobre Medidas de Interação e Construção de Confiança na Ásia (CICA), a Organização Mundial do Turismo da ONU, a Organização dos Estados Turcos, a TURKSOY, o Fundo de Investimento Turco, a Assembleia Parlamentar dos Estados Turcos, a Comunidade Islâmica de Esportes, a Organização Islâmica para a Segurança Alimentar, bem como o representante especial da União Europeia para a Ásia Central e outras autoridades oficiais.
No início da cerimônia, crianças representando diversos grupos étnicos do Cazaquistão trouxeram a bandeira de nosso país e foi executado o hino nacional. Em seguida, ocorreu o tradicional desfile das delegações dos países participantes. Este ano, os Jogos contam com a participação de atletas da Ásia, Europa, América do Norte e do Sul, África, bem como da Austrália.
Em seu discurso, Kassym-Jomart Tokayev expressou agradecimento aos líderes dos estados irmãos, aos convidados de honra e aos atletas que chegaram ao Cazaquistão para participar de um evento importante de âmbito internacional.
Como destacou o Presidente, a civilização nômade deixou uma marca profunda na história mundial.
– Os nômades da Grande Estepe habitavam a Eurásia desde tempos antigos. Possuindo tecnologias inovadoras para sua época, eles contribuíram para o progresso global. Há cinco mil anos, os nômades domesticaram o cavalo e formaram uma cultura equestre que se espalhou por todo o mundo. Mestres da estepe produziam modelos avançados de armas e magníficas joias. Uma prova disso são os “homens de ouro” encontrados do período Saka. A terra do Cazaquistão deu ao mundo personalidades notáveis como Al-Farabi e Khoja Ahmed Yasawi, que fizeram contribuições significativas para o desenvolvimento da ciência e das ideias humanistas. Nossos antepassados criaram estados poderosos e erigiram na Grande Estepe cidades medievais impressionantes por sua dimensão e beleza, entre as quais estão Otrar, Turkestão, Taraz, Saraişyk. Atuando como uma ponte entre o Ocidente e o Oriente, os nômades facilitaram a aproximação de diferentes culturas. Nestes vastos espaços, em diferentes épocas, prosperaram impérios dos Hunos e os canatos turcos, a Horda Dourada e o canato do Cazaquistão, – disse ele.
Segundo o chefe de Estado, os Jogos Nômades são um projeto especial, inspirado no objetivo de proteger o patrimônio inestimável para transmiti-lo à jovem geração.
– Agradecemos aos irmãos quirguizes, que há 10 anos organizaram estas competições pela primeira vez. Estes são os maiores campeonatos do mundo de esportes nacionais, pode-se dizer, a Olimpíada dos Nômades. Estes Jogos promovem a civilização nômade em nível global. O esporte é um símbolo de respeito mútuo e solidariedade. A principal missão do esporte é fortalecer a amizade entre os povos. O Cazaquistão é conhecido por todos como um território de paz e concordância. Em nosso país, diferentes etnias vivem em harmonia e compreensão mútua. Estabelecemos fortes laços com países vizinhos e distantes e queremos que outros estados também mantenham boas relações uns com os outros. Estou confiante de que os Jogos Nômades contribuirão para o fortalecimento da solidariedade internacional, – enfatizou Kassym-Jomart Tokayev.
Em seguida, foi mostrada ao público uma apresentação teatralizada dedicada à rica cultura e história, às tradições e costumes da civilização nômade, bem como à preservação de nossa casa comum – a Terra. Durante o evento solene, também se apresentaram o presidente do comitê organizador dos Quintos Jogos Mundiais Nômades, Roman Sklyar, e o presidente da Confederação Mundial de Etnoesportes, Bilal Erdogan.