Em Brasília, embaixador Bolat Nussupov abre exposição fotográfica com heróis da 2ª Guerra para marcar a data
Por ocasião do 80º aniversário da Vitória na Grande Guerra Patriótica, a Embaixada da República do Cazaquistão no Brasil organizou uma exposição fotográfica dos heróis cazaques da Segunda Guerra Mundial, sob o tema “Memória da Vitória: unidade entre gerações e povos”. O evento foi dedicado aos feitos, à bravura e à memória dos soldados e oficiais soviéticos, e coincidiu com a celebração do Dia da Vitória – 9 de maio.
Participaram da cerimônia representantes do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, missões diplomáticas de países da América do Sul, membros do Fórum de Amizade “Cazaquistão-Brasil” e jornalistas locais. Antes da abertura da exposição, os convidados fizeram um minuto de silêncio em homenagem às vítimas da Segunda Guerra Mundial.
Em seu discurso de boas-vindas, o Embaixador do Cazaquistão no Brasil, Bolat Nussupov, falou sobre a participação do Cazaquistão e dos cazaques na Grande Guerra Patriótica, destacando sua valiosa contribuição para a Vitória, bem como os feitos dos heróis cazaques da Segunda Guerra Mundial, cujo aniversário está sendo celebrado neste ano. O embaixador enfatizou que o Cazaquistão preserva com zelo a memória dos feitos de combate e trabalho de seus compatriotas e honra com respeito os nomes dos heróis que demonstraram verdadeiro exemplo de abnegação e coragem.
Durante a exposição, os convidados puderam ver fotografias de heróis conhecidos da União Soviética e do Cazaquistão, como Baurzhan Momyshuly, Talgat Begeldinov, Rakhimzhan Koshkarbaev, Aliya Moldagulova, entre outros, acompanhadas de breves biografias e informações sobre seus feitos em português. A visita à exposição foi complementada com a apresentação de um vídeo sobre a participação dos cazaques na Segunda Guerra Mundial e o esforço dos trabalhadores da retaguarda. Ao final, foi oferecido um coquetel com pratos tradicionais da culinária cazaque.
Fonte: Embaixada do Cazaquistão