Embaixador Bolat Nussupov fala do “Novo Cazaquistão” e da amizade com o Brasil
As reformas políticas da liderança do país para a modernização sistemática do Estado e da sociedade sob o Programa «Novo Cazaquistão” foram ênfases dadas pelo embaixador Bolat Nussupov, em seu discurso de celebração do Dia da República. A solenidade foi realizada na sede da embaixada, em Brasília, nesta quinta-feira (17). o diplomata cazaque falou da irreversibilidade das reformas em curso para garantir o crescimento econômico, aumentar o bem-estar dos cidadãos e promover uma política externa equilibrada, multivetorial e construtiva do Cazaquistão.
“Atualmente, o Cazaquistão está se desenvolvendo com sucesso. Nosso país apresenta bons resultados econômicos e é ativo na arena internacional. Principalmente, a paz e a harmonia de todos os grupos étnicos estão garantidas. Nós valorizamos muito isso”, afirmou o embaixador.
Em seu discurso, Bolat Nussupov também destacou os planos de cooperação com o Brasil voltados para o 30º aniversário do estabelecimento de relações diplomáticas que será celebrado no próximo ano. Segundo ele, o Brasil é um parceiro-chave do Cazaquistão na América do Sul e que foi estabelecido um forte diálogo político bilateral, e a cooperação comercial e econômica está evoluindo ativamente. “No ano passado, criamos o Conselho Empresarial e neste ano a Sociedade de Amizade. No próximo ano, vamos criar um grupo de trabalho conjunto sobre economia e comércio, além de realizar consultas políticas regulares”, informou.
Já o Secretário de Ásia, Pacífico e Rússia do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, Embaixador Eduardo Paes Saboia (foto), em seu discurso, parabenizou o povo cazaque em nome do Governo Federal pelo Dia da República e afirmou estar feliz com as transformações políticas e econômicas do Cazaquistão. O diplomata brasileiro observou a natureza progressiva do desenvolvimento das relações bilaterais e enfatizou a importância de uma maior expansão e fortalecimento da cooperação.