• Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato
sábado, 10 maio , 2025
22 °c
Brasília
26 ° sáb
27 ° dom
26 ° seg
25 ° ter
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Embassy Agência de Notícias
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish
Home Categorias Eventos

Cazaques comemoram independência com eventos importantes

28 de novembro de 2021
em Eventos, Slide Home
Tempo de Leitura: 6 mins
0

O Cazaquistão celebrou esta semana os 30 anos de sua Independência e também 30 anos de desativação de usinas nucleares. Em Brasília, no dia 25,no espaço da corte, foi a festa durante a qual,  o embaixador Bolat Nussupov ressaltou a importância da data para o país e a relação entre as duas nações. O governo daquele país está buscando criar novas oportunidades de investimento e comércio não só no Brasil quanto em outros países sul-americanos.

“Essa data de aniversário é muito importante para nós. Só ocorre uma vez na vida. E, durante esses 30 anos da independência alcançamos grandes conquistas na área econômica, política e sociocultural. Isso é muito importante. No mesmo ano em que se tornou independente, o Cazaquistão realizou eleições e renunciou ao armamento nuclear”, disse o vice-Ministro das Relações Exteriores do Cazaquistão, Almas Aidarov .

Por conta da postura política o país se tornou um mediador internacional para dissuadir nações a rejeitar o arsenal nuclear. “Graças ao nosso primeiro presidente, Nursultan Nazarbayev, somos contra as armas nucleares. Nossa posição é de promoção da paz. Nós alcançamos sucessos nas áreas de desarmamento e políticas econômicas e sociais também”, destacou.

Aydarov destacou que o país tem a intenção de aumentar a balança comercial com o Brasil. “Para o Cazaquistão, o Brasil é um parceiro chave na América do Sul. Nós queremos nos tornar uma porta de entrada para a nossa região na Ásia Central”, ressaltou.

O embaixador Bolat Nussupov homenageou a diretora da Embassy Comunicação, jornalista Liz Elaine Lôbo com certificado de agradecimento pelo fortalecimento da amizade entre o Brasil e o Cazaquistão

O embaixador Bolat Nussupov falou sobre a  meta estratégica do país de se juntar aos 30  mais desenvolvidos do mundo até 2050, com base na garantia do crescimento econômico, melhoria do bem-estar dos cidadãos e implementação de um política estrangeira multivetoral, enfatizou o desenvolvimento progressivo da cooperação do Cazaquistão com o Brasil em vários setores.

O evento contou com a presença de representantes da Administração Presidencial, do Congresso Nacional, chefes de órgãos governamentais do , importantes empresas brasileiras, incluindo Embraer, Vale e Taurus, chefes de missões diplomáticas e organismos internacionais credenciados no Brasil, especialistas de instituições acadêmicas e  jornalistas.

O Presidente do Grupo de Amizade Cazaquistão-Brasil, Senador do Congresso Nacional do Brasil Chico Rodriguez, em seu discurso de boas-vindas, parabenizou os Cazaquistão pelo Dia da Independência, destacando seu significado histórico. Ele apreciou muito as transformações políticas e econômicas no Cazaquistão, o crescimento da autoridade internacional e o fortalecimento do papel de nosso país como um ator importante na comunidade internacional, aderindo à ideia de desenvolvimento, reaproximação e paz.

Durante a recepção, os convidados puderam ver uma exposição de fotos e vídeos demonstrando as paisagens naturais e arquitetônicas do Cazaquistão, bem como os livros publicados no Brasil pelo Primeiro Presidente da República do Cazaquistão – Elbasy Nursultan Nazarbayev “A Era da Independência”, “Caminho do Cazaquistão” e outras informações e materiais de imagem dedicados ao 30º aniversário da Independência . Músicos brasileiros tocaram clássicos mundiais e do Cazaquistão, incluindo obras como “Qozimnin Qarasy”, “Menin Elim”, “Dudaray”, além de tocar os hino do Cazaquistão e do Brasil durante a recepção.

O evento contou com a presença de representantes da Administração Presidencial, do Congresso Nacional, chefes de órgãos governamentais do Brasil, importantes empresas brasileiras, incluindo Embraer, Vale e Taurus, chefes de missões diplomáticas e organismos internacionais credenciados no Brasil, especialistas de instituições acadêmicas e locais jornalistas.

O Presidente do Grupo de Amizade Cazaquistão-Brasil, Senador do Congresso Nacional do Brasil Chico Rodriguez, em seu discurso de boas-vindas, parabenizou os Cazaquistão pelo Dia da Independência, destacando seu significado histórico. Ele apreciou muito as transformações políticas e econômicas no Cazaquistão, o crescimento da autoridade internacional e o fortalecimento do papel de nosso país como um ator importante na comunidade internacional, aderindo à ideia de desenvolvimento, reaproximação e paz.

O evento foi acompanhado pela apresentação musical dos artistas da Filarmônica do Estado Brasileiro de obras de clássicos mundiais e do Cazaquistão, incluindo obras como “Qozimnin Qarasy”, “Menin Elim”, “Dudaray”, além de tratar de pratos nacionais do Cazaquistão durante a recepção.

Livro – Antes do evento, houve ainda a apresentação da edição brasileira do livro “O Caminho do Cazaquistão” do Primeiro Presidente da República do Cazaquistão – Elbasy Nursultan Nazarbayev. A publicação é dedicada ao 30º aniversário da Independência do Cazaquistão e ao Dia do Primeiro Presidente do País.

O lançamento contou com a presença de representantes do Congresso Nacional, Ministério das Relações Exteriores, titulares da Biblioteca Nacional do Brasil, chefes de missões diplomáticas e organismos internacionais credenciados no Brasil, especialistas de instituições acadêmicas, além da mídia local.

Em seu discurso, o Ministro Adjunto das Relações Exteriores da República do Cazaquistão Almas Aidarov, observou a singularidade do livro Elbasy na véspera da celebração do 30º aniversário da Independência do Cazaquistão. Também foi observado que o livro fala sobre os momentos mais difíceis e brilhantes da história moderna do Cazaquistão e revela passos significativos em direção à formação de um jovem estado independente.

O embaixador Nussupov também informou sobre as principais conquistas do Cazaquistão ao longo de 30 anos de independência, prestando atenção especial ao papel histórico do Primeiro Presidente da República do Cazaquistão – Elbasy Nursultan Nazarbayev na formação e fortalecimento daquele país. Além disso, a continuidade do curso de Elbasy foi observada, o que se refletiu na implementação de reformas políticas e econômicas do Presidente do Cazaquistão Kassym-Zhomart Tokayev.

Economia – Já na quarta-feira (24), a embaixada do Cazaquistão realizou um evento para apresentação de oportunidades de investimento e comércio no país a empresários brasileiros. Na abertura, o embaixador Bolat Nussupov apresentou ao público presente as possibilidades de negócio, com destaque para a cooperação na indústria de mineração e no mercado agroindustrial. Também estavam presentes Galymzhan Mataev, representante do Kazakh Invest, e Cassiano Pereira Viana, presidente da Câmara de Comércio Brasil-Cazaquistão. O evento contou ainda com a presença de representantes de mais de 30 empresas brasileiras que atuam em setores da como mineração, energia, agricultura e produção industrial.

Em sua fala, o ministro Aidarov destacou o potencial comercial, econômico e de investimento do Cazaquistão, bem como medidas governamentais para aprofundar e expandir a cooperação bilateral, em particular após a criação do Conselho Empresarial Cazaquistão-Brasil – coordenado conjuntamente pelo Centro de Indústria e Exportação do Cazaquistão “QazIndustry” e a Confederação Nacional da Indústria do Brasil (CNI) – além do Grupo de Trabalho Interdepartamental sobre Comércio e Economia.

No âmbito da visita de trabalho do Ministro Adjunto das Relações Exteriores da República do Cazaquistão Almas Aidarov à República Federativa do Brasil, reuniu-se com o Vice-Ministro da Economia, Cayo Mario Paes de Andrade.  As partes discutiram a situação atual da cooperação econômica entre o Cazaquistão e o Brasil e as formas de aumentá-la, levando em consideração o potencial existente dos dois países por meio do aumento do volume e da diversificação do leque de comércio mútuo, bem como da implementação de projetos conjuntos de investimentos. Os interlocutores também discutiram o potencial de transporte e trânsito dos dois países para a entrega de mercadorias.

Almas Aidarov, avaliando fortemente o atual nível de cooperação bilateral, destacou o interesse do Cazaquistão em aprofundá-la, em particular, ampliando a interação no campo do comércio mútuo, agricultura, mineração e indústrias manufatureiras, bem como atrair investimentos brasileiros para a economia de nosso país.  O diplomata cazaque informou ainda sobre a criação do Grupo de Trabalho Interdepartamental sobre Comércio e Cooperação Econômica e convidou o departamento econômico brasileiro a estreitar a cooperação.

Por sua vez, Cayo Mario Paes de Andrade, reconhecendo a importância do fortalecimento da cooperação econômica, parabenizou a criação de um Grupo de Trabalho na área de comércio e economia ao nível do Vice-Ministro do Comércio e Integração da República do Cazaquistão e do Deputado Ministro das Relações Exteriores da República Federativa do Brasil para inserir os exportadores dos dois países nos mercados locais. Bem como o Comitê de Negócios, co-presidido pelo Centro de Indústria e Exportação do Cazaquistão, e Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Fotos: Eliane Loin

Tags: A Era da IndependênciaAlmas AidarovBolat NussupovCazaquistãoIndependência
Notícia Anterior

Cazaquistão abre consulado no Rio de Janeiro

Próxima Notícia

Uma Nova Ordem

Notícias Relacionadas

Eventos

Acordo Emirados-Mercosul deve sair neste semestre

5 de maio de 2025
Eventos

Apaixonados pelo verde, vermelho e branco

5 de maio de 2025
Da esquerda para a direita, Embaixadora da UE, Marian Schuegraf, Embaixadora da Eslovênia, Sra. Mateja Kracun, Embaixadora de Botsuana, Sra. Benetia Tumelo Chingapane, Embaixador da Argentina, Guillermo Daniel Raimondi , Embaixadora da Finlândia, Sra. Johanna Karanko e Embaixadora da Suécia, Karin Wallensteen
Eventos

Malbec Day: Clube Internacional de Brasília marca presença

3 de maio de 2025
Próxima Notícia

Uma Nova Ordem

Tags

Acordo Alemanha argentina Azerbaijão Brasil Brasília Cazaquistão China comércio Coronavírus Covid-19 Diplomacia eleições Embaixada Embaixador Embaixadora EMBAIXADORES Estados Unidos EUA Exposição França Independência India Irã Israel Itamaraty iTália Japão Joe Biden MERCOSUL ministro OMS ONU palestina pandemia Portugal presidente reino unido russia Turismo Ucrânia UE UNIÃO EUROPEIA Vacina Venezuela

CONTATOS • Contacts

+55 61 999873033

contato@embassynews.info

SIGA-NOS • Follow Us

Sobre a embassy • About Us

A Embassy é um moderno e dinâmico veículo de comunicação e business, cujo objetivo é divulgar as ações/projetos das embaixadas e organismos internacionais, de comércio exterior, intercâmbios bilaterais, missões diplomáticas, turismo, tecnologia, cultura e ambientais. São ainda nosso foco de divulgação, iniciativas dos governos federais, estaduais e municipais de âmbito mundial.
  • Inicial
  • Revista Embassy
  • Contato

© 2025 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Eventos
  • Agenda
  • Entrevistas
  • Artigos
  • Comércio Exterior
  • Turismo
  • Mundo
  • Brasil
  • Enogastronomia
  • Cultura
  • Diplomacia
EnglishFrenchItalianPortugueseSpanish

© 2025 Embassy - Agência de Notícias - Desenvolvido por:Iuppa Digital.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In